segunda-feira, 7 de março de 2011

Antônio Accioly o imortal !

 Como falar sobre o Dragão sem ao menos citar o nome de Antônio Accioly, o mito, o homem que dedicou sua vida toda ao Atlético. Mas não só ao Dragão, e também em fazer o bem. No Atlético todos sabiam que ninguém passaria necessidade ali enquanto Accioly estivesse por perto.
 Certa vez, muito doente, depois de ter sofrido dois enfartes seguidos, o médico de Accioly o proibiu de ver jogos do Atlético/GO, pois ele já estava fraco e não aguentava tantas emoções.
 "Precisava cuidar da saúde, evitar as emoções, mas o Atlético era uma cachaça e nele Accioly se embriagava todo" - José Mendonça Teles.
 Seguindo as ordens do médico, Accioly ligava o rádio e esperava o juiz apitar o começo da partida, desligava  e conometrava o tempo. Enquanto isso, ia andar de carro pelas ruas até o fim do jogo e voltava para saber do resultado. Se ganhava era uma festa cercada de amigos, se perdia ele ia até a sede para levar a solidariedade aos jogadores e diretoria.
  De todas emoções de Accioly, ele destacou que a maior foi ver o Atlético ser campeão do Torneio da Integração Nacional, no qual vencemos a Ponte Preta. Devoto de São Judas Tadeu, Accioly foi a Igreja na hora do jogo, ficou ali ajoelhado rezando até o fim da partida, e seu momento de felicidade foi, ao sair, ver as bandeiras rubro negras colorindo as ruas e ver que seu santo atendeu ao seu pedido.
  Antônio Accioly faleceu no dia 8 de julho de 1973 em plena segunda-feira, um dia após o Atlético ter vencido o Goiânia, seumaior rival na época, pelo placar de dois a zero. Em sua homenagem foi construido um busto e o nome do Estádio do Atlético leva o nome dessa figura que está marcada na nossa história.
 
 "Assim era Antônio Accioly um nome que virou estádio de futebol, um mito, que não usou seu dinheiro para conquistar presitigio politico, pelo contrário quanto mais tinha menos mostrava ter." - José Mendonça Teles

Tudo que o Atlético é hoje agradecemos a ele, obrigado por tudo Accioly aonde quer que você esteja !

Diniz
Sempre Rubro Negro

5 comentários:

  1. Parabéns pela matéria,Diniz, a História é a herança que deixamos para futuras gerações,cabem a elas ou não, usufruirem das lições que este legado nos deixa de positivos.Já os erros,são um alerta para não seguirmos determinado caminho.O que,Antonio Accioly, deixou, é o pioneirismo de acreditar num sonho que se tornou coletivo. Cabe hoje aos novos dirigentes transformarem em uma melhor realidade; a marca A.C.G pode ser muito mais que um lazer,pode ser instrumento de solidariedade coletiva com campanhas sociais e não apenas um fator economico, entre outros caminhos.Valeu pela lembrança histórica.

    ResponderExcluir
  2. é muito bom como um torcedor novo saber de histórias de figuras como Accioly, aumenta o amor pelo Dragão...
    muito bom o post

    ResponderExcluir
  3. Torço pro meu Dragao desde os 11 anos, fiquei triste qndo vi nosso etadio se acabando, abandonado.Pensei que nunca mais iria ver meu Dragaozinho brilhar naquele gramado, hoje estou muito feliz. Ja estou com 49 anos, ja sou pai e avo. E aqui em casa somos todos Atleticanos.
    Obrigado Accioly, por ter contribuido com essa linda historia do nosso Dragao. E a vc Diniz pela bela materia, abçus

    ResponderExcluir
  4. Cara eu torço para o DRAGÃO CAMPINEIRO, desde os 4 anos de idade e hoje tenho 50, tenho lembranças muito boas, de ir ao estadio Antonio Acioly e Olímpico com o meu Papai, que hoje esta no céu. A história é muito importante para que as futuras gerações possam entender o que se passa no presente e projetar um futuro ainda melhor!

    ResponderExcluir