sábado, 19 de março de 2011

Baltazar, o Artilheiro de Deus

 Uma das grandes revelações do Atlético/GO foi o atacante Baltazar Maria de Morais Júnior, nomeado o Artilheiro de Deus, por fazer tantos gols e ser um dos primeiros jogadores conhecidos por atletas de Cristo. Nascido em Goiânia em 17 de Julho em 1959, Baltazar iniciou sua carreira no Atlético em 1978, ano que já se destacou e foi  artilheiro com 31 gols, maior recordista na história do clube e do campeonato.

  Baltazar teve passagens em grandes times brasileiros como o Atlético/GO, Grêmio, Palmeiras, Botafogo e Flamengo, mas também jogou em times da Espanha  (Celta de Vigo e Atlético de Madrid), Portugal (Porto) e do Japão  (Kyoto Sanga), além de ter passagem pela seleção brasileira. No final da carreira diminuiu o nível dos clubes e atual pelo time das Mocinhas.

Antes de estrear no time profissional do Dragão, já tinha sido campeão de juniores pela seleção brasileira, no Mundial da Tunísia. Do Atlético, foi para o Grêmio, onde se destacou de vez no cenário nacional, sendo artilheiro duas vezes seguidas do campeonato Gaúcho e se tornou campeão brasileiro pela primeira vez (A segunda foi pelo Flamengo). Dos jogadores brasileiros que jogaram a Liga Espanhola, Baltazar foi o maior artilheiro em uma única temporada, marcando 35 gols pelo Atlético de Madri na temporada 88-89, superando Ronaldo Fenômeno, Romário, Ronaldinho Gaúcho e Luís Fabiano, que nunca marcaram tantos gols na mesma temporada. Aliás, nem o Messi marcou tantos gols em uma mesma temporada. Entretanto, nunca foi a Copa do Mundo, apesar de ter sido campeão da Copa América em 1989 pela Seleção. Até hoje pode-se encontrar homenagens ao Artilheiro de Deus dos torcedores dos diversos times em que foi o goleador.

Sobre o apelido, certa vez ele disse à Globo:  "Muitos têm sido artilheiros, e isso é muito bom profissionalmente. Traz muitas conseqüências financeiras. Mas estar relacionado a Deus é o mais importante e te dá uma estrutura para toda a vida. Tem muitos atletas do passado e de agora que foram campeões no esporte, mas não no jogo da vida - explica."

Atualmente, Baltazar é agente de jogadores de futebol FIFA e diz que não tem interesse em se tornar treinador. E temos a honra de relembrar a nossa torcida que revelamos grandes jogadores, como o Baltazar, o Artilheiro de Deus, que começou os seus primeiros passos para o futebol em território campineiro. Que  jogadores como Baltazar sejam revelados em breve, pois teremos o maior prazer em relembrá-los aqui.

Diniz
"Goiano sem medo, de sangue e alma rubro negro !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário