quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Palavras ao (do) "Leo" - Nossa Casa, Nossa Vida

Por Leo Caetano,

Escrevi em outro post sobre minha paixão pelo Dragão. Atleticano desde que me lembro por gente, lembro de ter comemorado o título de 1988 pelo rádio (tinha 7 anos). Volto a esse assunto porque ontem ouvi uma notícia que me fez ficar entristecido: Nossa diretoria recebeu propostas e pensa em "vender" 2 jogos do Dragão à empresários. A ideia é: Como estamos passando por dificuldades financeiras e não temos bons públicos contra algumas equipes no Serra Dourada, a diretoria pensa em cobrar um certo valor para que empresários possam ficar com toda renda do jogo. Em troca, os jogos seriam disputados em outras cidades. Segundo a rádio 730 os jogos seriam Botafogo, que seria disputado em Brasília e Internacional, que seria disputado em Jataí/GO. 

Pensando apenas pelo lado financeiro, arrecadamos pouco mais de 80 mil reais, com pouco mais de 5200 pagantes no jogo contra o Grêmio. Um absurdo, uma vez que, segundo Serpes, mais de 9% das pessoas que moram em Goiânia torcem para o Dragão. Ou seja, pelo menos 120 mil pessoas (200 mil se considerarmos a grande Goiânia), e infelizmente, nossa torcida não comparece em peso. Normalmente, no máximo 4 mil torcedores vão ao estádio por rodada. A diretoria reclama de problemas financeiros, não faz promoções como as realizadas por  Goiás e Vila e a torcida, mesmo com time em boa fase, não comparece. Isso porque se compararmos o preço dos ingressos dos jogos de série A, temos um dos valores mais baixos. O torcedor, pelo jeito, prefere tomar sua cerveja em um bar, ou em casa, do que ir ao estádio torcer. Ver todos os jogos em casa (fora e em Goiânia), com TV a cabo e outros canais em casa, pode sair por R$100,00 mensais, enquanto ir ao estádio em todos os jogos, sozinho, pode sair por R$ 80,00 mensais. Se você quiser levar a esposa, filhos, pode sair muito mais caro. Muitos tem feito essa conta (meu pai é um deles). Não podemos esquecer que o Dragão recebeu alguns Milhões pela transmissão na TV e inclusive pode ganhar cota extra quando eles vendem mais pacotes que o esperado (ano passado o Dragão recebeu 500mil reais a mais por que o canal Pay Per View teve venda superior ao esperado).

Como temos uma torcida ainda pequena, comparada com outros times (200 mil torcedores, se contarmos a grande Goiânia) é natural que tenhamos menos público nos jogos. Comparado ao Corinthians, por exemplo, proporcionalmente levamos mais pessoas ao estádio. Provavelmente, proporcionalmente levamos mais torcedores ao estádio que qualquer time da série A. O que quero dizer é que quase 3% dos nossos torcedores sempre vai ao estádio. Em outras torcidas, com certeza essa porcentagem é menor.

Onde eu quero chegar? Quero mostrar que só há um meio de aumentar nosso público. A Diretoria tem que investir em promoções, shows, atrativos. E a torcida só irá aumentar com o tempo e a diretoria não pode esperar renda de público para manter o time. Ano passado a média foi parecida, ou seja, tudo dentro do esperado. Infelizmente, concordo com o que o Kadu Terra escreveu aqui. A diretoria fez muito pela equipe, e transformou o time das cinzas e o levou a série A. Mas isso não foi suficiente para aumentar nossa torcida proporcionalmente. Faltou um plano estratégico nessa área, mais escolinhas, mais eventos, mais shows, transformando nosso time em uma marca. Até hoje a equipe não tem uma equipe de Marketing. É essa equipe que pode vender a marca, vender patrocínios. O que sobrou em outros anos, esse ano faltou. Faltou competência para fechar um bom patrocínio cedo (sei reconhecer o esforço da diretoria, sei que não faltaram tentativas, mas não conseguimos negociar bem, até por falta de força da torcida e principalmente por falta de uma equipe de marketing pensando só nisso). Se tivéssemos uma equipe empenhada somente em divulgar a marca e vendê-la, poderíamos ter conseguido antes. Além disso, uma estratégia para longo prazo é a construção da Arena do Dragão. Sabemos das dificuldades, mas podemos conseguir empréstimos no BNDES, ou parceiros. O que precisamos é uma equipe de Marketing bem estruturada agora, para conseguir esses parceiros. Como demoramos a vender o patrocínio master, o Dragão passou a viver um momento difícil financeiramente. Tenho certeza que ao vender os jogos trará uma renda maior ao Dragão, mas pensando do futuro, pode ser uma estratégia furada. 

Vejam o Atlético/MG. Não pode mandar seus jogos no Mineirão e sentiu isso. Desde ano passado, eles não tem casa e não conseguem vencer. O Dragão tem que vencer quase todos os jogos em casa para se manter. Sair do Serra Dourada para jogar em outro lugar é jogar fora de casa! Podemos jogar mais vezes fora de casa e nos mantermos na série A? Se cairmos para série B nossa torcida vai continuar crescendo? Assim, podemos até resolver o problema de grana esse ano, mas vender esses jogos pode diminuir nossa torcida, dificultar a vende de patrocínios posteriores e até diminuir nossa arrecadação com TV (caso cairmos para série B).

Além de todos esses argumentos racionais, gostaria de escrever de novo sobre minha paixão. Assim como eu há pelo menos mais 4.000 apaixonados, que fazem de tudo para não perder um jogo. Já deixei de ir a aniversários de família, casamentos e formaturas. Todos começaram a dizer que sou viciado e que família não pode ser abandonada por time de futebol. Será que eles tinham razão? Serei abandonado pelo meu time para poder arrecadar poucos recursos (se ganhássemos milhões com esses jogos, quem sabe eu aceitaria, mas seriam pouco milhares (não milhões) de reais, afinal o empresário que comprar o jogo quer ter lucro). Sei que esses milhares podem ajudar o time a pagar seus compromissos, mas será que não há outras maneira? Que tal vender a manga da camisa para um patrocinador? Vamos bater na porta das empresas! (Potenciais parceiros - Claro, Vivo, Oi - concorrência a TIM que paga vários times, Netshoes, Neoquímica, entre várias outras). E como todo apaixonado, sou ciumento. Jogo em casa, é pra ser no Serra Dourada! Não quero ver meu time em outra cidade. Somos poucos, mas apaixonados e ciumentos. afinal de contas a casa é NOSSA, e mesmo que existam mais torcedores dos outros times, existem alguns poucos que gritam mais que todo o resto do estádio, o que faz com que nossos jogadores se sintam em casa.

Um comentário:

  1. Vamos ai a Diretoria disse que pode ceder ate onibus para levar torcedores ate as cidades, pq a diretoria não faz uma campanha de marketing e colocar onibus excluisvos para sair de campinas e ir para o serra. Não moro em campinas mas todos sabemos que e nosso reduto. Concordo plenamente com vc cade a Diretor de Marketing para correr atrás de patrocinio todos os jogos são transmitidos será que as empresas não tem interesse em anunciar no Dragão? Pq não tentar vender os jogos no serra? Isso q estão querendo fazer e coisa de time pequeno e não venham falar q o Gamba e o palmeiras fazem isso pq e outra historia. Agora sobre a Arena. Affff. Complicado.

    ResponderExcluir