terça-feira, 20 de setembro de 2011

O PAREDÃO ATLETICANO - Palavras ao (do) "Leo"

Por Leo Caetano,

Nesse Brasileirão temos números muito diferentes do ano passado, mas um deles surpreende mais que todos. Nosso ponto fraco sempre foi a defesa. Mas esse ano temos a 3a melhor defesa de todo o campeonato e, nos últimos 10 jogos, tomamos apenas 10 gols, média de um por jogo, sendo que tomamos mais de um gol em duas partidas - 2 contra o Bahia e 3 contra o Fluminense, ou seja, nas outras 8 partidas tomamos apenas 5 gols. Estes números nos fazem ter a melhor defesa do campeonato nessas 10 rodadas, juntamente com o Coritiba (que tomou 3 do Dragão nesse período). Depois da entrada do Hélio foram 8 jogos e 8 gols tomados.

Ou seja, nossa marcação é o destaque do ano. Está certo que diminuímos o número de gols marcados, mas a defesa dá show. No campeonato goiano sofremos com bolas aéreas, mas no brasileiro corrigimos esse defeito, e foram poucos gols por cima. Fizemos um Paredão só com tijolo forte e a massa foi concretada (até o patrocinador ajudou, hehehehe). Destaco os primeiros e mais fortes tijolos que temos que é nossa dupla de  zaga. Gilson está jogando muito. Nunca o vi tão bem, antecipa, corre e rouba bolas como ninguém. Gilsão Tanajura não é tão lento como antigamente e faz um estrago por cima. Lá não passa nada! Acredito que esse desempenho dele tem relação com o preparo físico. Esse ano o Dragão está voando fisicamente!

Do lado do Gilson está o tijolo Anderson, que chegou por empréstimo do Ceará e está arrebentando também. Se posiciona muito bem, faz a cobertura como ninguém e tem ótima saída de bola pelo lado esquerdo. Foi escalado duas vezes na seleção da rodada e o Dragão deveria se preocupar em renovar seu contrato. Mas se alguém acha que temos problemas quando estes dois tijolos tem que ficar fora? (o que foi raro esse ano), estão muito enganados. Leonardo, o primeiro tijolo reserva, joga muito também. Sofreu para marcar Bill do Coritiba, mas o atacante acabou não fazendo nada. Contra o Ceará foi muito bem e arrebentou contra o Galo mineiro. Foi para a seleção da rodada, tanto no Troféu Armando Nogueira, por nota dos comentaristas, como no Cartola, que leva em conta o desempenho (dá notas pelas ações). A diretoria deveria também renovar com esse atleta. Por fim, temos o Paulo Henrique, que pouco entrou, mas quando exigido, como no jogo contra o Ceará, se posicionou muito bem e não tomou gol.

Mas o Paredão não tem só dois tijolos e todos tem tido um ótimo desempenho. Começamos pelo goleiro Márcio, que tem praticados muitas defesas difíceis. Márcio já fez 43 defesas difíceis no Campeonato, sendo o terceiro goleiro nesse quesito (fonte Cartola F.C.). Lá a bola bate e volta mesmo! Os laterias também vem tendo ótimo desempenho. Feltri é muito regular, defende muito bem e tem apoiado cada vez melhor, sendo inclusive arma para o ataque. Rafael Cruz chegou e encaixou bem no time. Não marca muito bem, mas tem feito grandes jogos. Ambos estão entre os 5 melhores laterais no troféu Armando Nogueira da Globo. E temos substitutos a altura. Adriano é melhor marcador que Rafael, mas apóia menos e Ernandes mostrou muita habilidade quando entrou.

E, para a bola não chegar, temos a marcação no meio (só tijolada!!!!), que arrebenta. Agenor sempre é destacado para marcar o meia ou atacante mais habilidoso, e tem ganhado todas. Marcou Neymar, Daniel Carvalho, Rafinha, Montillo e muitos outros, não dando espaço nenhum. Entrou 2 vezes na seleção da rodada. Bida demorou, mas caiu como uma luva no time atleticano. Está entre os 5 melhores volantes do Brasileiro no Troféu Armando Nogueira da Globo. Além disso, tem ótimo chute e tem cobrado faltas muito bem. Ainda temos Pituca! A Torre Gêmea que ficou em pé, marca muito bem e tem ótimo desarme. As vezes prende muito a bola e erra alguns passes, mas sua marcação é show de bola.

E é assim, como disse nosso treinador, com humildade e marcação, que estamos crescendo. Somos os líderes considerando apenas as últimas 10 rodadas, temos o 3o melhor ataque, a melhor defesa e melhor saldo do período.  Com cada tijolo fazendo a sua parte e com o pedreiro Hélio dos Anjos fazendo a argamassa (por enquanto com cimento Tocantins, espero que eles vejam o quanto foi boa a parceria e continuem fornecendo cimento, hehe), estamos cada vez mais fortes, e quem sabe esse paredão não fica cada vez mais próximo de sonhos maiores! Valeu defensores do Dragão, vocês são a nossa grande arma nesse ano!

4 comentários:

  1. Parabéns Leo! Cada dia o Buteco do Dragão fica melhor, parabéns pelo desempenho e pelos textos. Vocês, do Buteco são mais um, dos muitos orgulhos que nós, torcedores rubro negros campineiros temos.

    ResponderExcluir
  2. Opa, muito obrigado pelos elogios Izadora! á que o Blog é do torcedor, para o torcedor, ficamos muito felizes com o seu contentamento. Não podemos negar que as vezes é difícil... mas estamos aí para tentar dar voz a torcida do Dragão!

    ResponderExcluir
  3. Se você não vai no Serra,
    Apoiar o campeão
    Então corra e venha já,
    Pro Buteco do Dragão...
    Aqui tem liberdade,
    Respeito e união !
    Também tem amizade
    Entre a torcida do Dragão...
    Não demore meu irmão
    Que o show já começou,
    A ferá ja está souta
    E o Dragão já esquento.

    Então preste atenção;
    Tamô junto e misturado
    No Buteco do Dragão !

    ResponderExcluir