quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Análise tática, Atlético 3x0 São Paulo

Por Luciano Queiroz
em Pitacos do Luciano

Como disse no pós-jogo de domingo, ganhamos do São Paulo e ganhamos muito bem, com propriedade e com um futebol de alto nível. Depois da euforia inicial agora vamos análisar como o nosso time se comportou durante a partida.

Autor: Vinícius Moura, blog do Vinícius Moura no Portal da Rádio 730.

O Atlético-GO entrou em campo variando um pouco de sua formação tradicional, nos jogos anteriores jogamos no esquema 4-3-1-2, esquema esse que utiliza de três volantes e um armador no meio campo. Dessa vez, jogamos no esquema 4-2-2-2, o Bida ficou mais solto podendo chegar mais a frente ajudando na armação das jogadas, não tanto quanto o Vitor Júnior.

O Hélio dos Anjos foi muito feliz ao armar o Atlético para essa partida, ele sabia que o São Paulo tinha um time muito ofensivo e rápido, sabendo das nossas limitações e que o time deles é melhor, ele posicionou o time recuado e com uma forte marcação no meio de campo. No inicio do jogo mais parecia que o São Paulo estava jogando em casa e nós fora, o São Paulo pressionou muito, mas, nossa marcação foi eficiente e segura.

Nossos dois volantes ficaram responsáveis por marcar os homens rápidos do São Paulo, Marino marcou o Dagoberto e o Pituca ficou responsável pelo Lucas. Espera ai, alguém viu esse dois jogadores em campo? Sério, só fui perceber que o Lucas estava jogando quando o Pituca deu aquele gancho revestres nele. Então, no começo do jogo o Anderson estava marcando muito forte o Luis Fabiano, depois dele dar umas duas entradas fortes e o Luis Fabiano começar a reclamar com o arbitro, ele e o Gilson começaram a alternar na marcação.

Observando o Atlético jogar, podemos perceber que no decorrer do jogo o time alterna de formação. Em alguns momentos, o Vitor Júnior abre pela esquerda e o Bida pela direita. Eu ouso dizer, que as vezes, o Atlético joga num 4-4-2. Nessa partida o Atlético tentou repetir uma jogada que resultou em gol contra o Botafogo, só que dessa vez não deu certo. Nosso primeiro gol contra o Botafogo começou nas mãos do Márcio que saiu curto com o Rafael Cruz na lateral direita, ele lá defesa fez um lançamento longo para o Bida que estava aberto na lateral direita do campo adversário, continuou avançando e cruzou para Felipe pegando toda a defesa do Botafogo desarrumada. Uma jogada típica de um esquema 4-4-2, explorando muito as laterais do campo.

O Rafael Cruz e o Thiago Feltri continuam jogando um bolão, ambos têm apoiado muito bem tanto o ataque quanto a defesa. O Vitor Júnior foi sacrificado e não fez muita coisa na armação das jogadas, mas ajudou muito na marcação e nas bolas paradas. O Bida ficou mais solto para armar jogadas, mas, também ajudou muito na marcação, tento 5 roubadas de bola, contra 3 do Pituca.

Felipe e Anselmo fizeram a função deles muitíssimo bem, importunaram a zaga adversária e fizeram os gols da vitória, além de ajudarem na marcação. Como todos sabemos temos um bom time, não é um Barcelona da vida, então temos que saber jogar. Contra o São Paulo jogamos muito bem, todos os jogadores ajudaram na marcação e soubemos aproveitar as oportunidades para marcar.


ps.: Agradecimentos especiais ao repórter Vinícius Moura por disponibilizar a figura com o esquema tático do nosso amado Dragão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário