terça-feira, 1 de maio de 2012

Como jogar? 4-4-2 + 4-5-1!


Olá galera do Buteco! Estive sumido, acompanhando a distância. Peço desculpas pelo meu afastamento, mas infelizmente temos que nos dedicar mais a nosso trabalho do que a nossas paixões. Tentarei manter uma maior regularidade no Blog e tentar voltar a trazer notícias a todos. Muitos assuntos podem ser tratados nessa minha volta, mas vou me dedicar a comentar o que interessa! Nossa sexta final em 7 campeonatos, a quinta com o Goiás. Além disso, é nossa quarta final comsecutiva, mostrando que realmente só temos duas forças no estado. Esse ano, até pelos contratos milionários assinados por Goiás e Atlético, a disparidade entre os times foi maior ainda. Pra se ter uma ideia, Atlético e Goiás superaram 75% de aproveitamento na fase clasificatória, enquanto Vila e Crac não chegaram a 50%. O Dragão possui atualmente o melhor ataque e melhor defesa da competição. Nosso time cresceu na hora certa, nos últimos 6 jogos foram 24 gols marcados e apenas 2 sofridos (médias de 4,0 e 0,33 por partida, respectivamente).

A troca do preparador físico deixou o time mais inteiro, e taticamente estamos com mais opções, com a contratação de Adilson Batista. Adilson já escalou o time no 4,3,3; 4,5,1 e 3,5,2. E, por incrível que pareça, a formação de 4,5,1 com Elias em campo tem dado ótimos resultados. Essa formação funciona com Elias, porque ele tanto pode armar as jogadas, como ele pode ser o segundo atacante (Na verdade há variação entre 4-4-2 e 4-5-1). Além disso, os bons passes de Bida e Ernandes (segundo jogo contra o CRAC), ou Bida e Joílson (Primeiro jogo) tem alimentado bastante o ataque. Essa formação só não deu resultado contra a Ponte Preta, pois mesmo tendo bastante posse de bola, Marcão ficou muito isolado. Nesse jogo, Elias não esteve em campo e Bida dividiu as armações com Ernandes e Joilson. Por outro lado, a saída precoce da Copa do Brasil tem pertimito que o Adilson tenha tempo para treinar a equipe, nos dando certa vantagem sobre o Goiás.

O time, que teve muitas baixas durante o campeonato, começa a ficar completo e não será fácil escalar o time. Joílson e Marcão podem ser escalados, mas seus substitutos jogaram muito bem. Acredito que Joilson entra em campo para ajudar a marcar o lado forte do Goiás (lado esquerdo). Com isso, Paulinho deve sair do time e Ernandes vai para a lateral. Marino e Pituca deve ser a dupla de volantes e Bida com certeza será titular. Então Elias deve ser mesmo o 5 do meio campo.
Sobrou uma vaga: Marcão ou Felipe? Marcão mostrou novamente seu valor e está a um gol de se tornar o artilheiro do campeonato. Felipe se machucou muito, mas a formação com Elias e Felipe é muito mais ágil e com ótima finalização. Sinceramente, eu não decidi o que é melhor. Para tentar resolver essa dúvida, podemos tirar Joílson e escalar os dois, mas claramente Elias rendeu mais com mais liberdade no ataque e Bida parece ter se dado bem na armação. Pra não ficar em cima do muro, meu time seria: Márcio, Rafael, Gilson , PH e Ernandes; Pituca, Marino, Joílson e Bida; Elias e Marcão. Ou seja, um 4-5-1 com pitadas de 4-4-2! E você, como escalaria o time pra ser Campeão? Dê sua opinião!

4 comentários:

  1. Meu time.

    4-5-1

    Marcio, Rafa Cruz, Gilson, Gabriel e Ernandes, Pituca, Marino, Fernando Bob, Bida e Elias, Felipe.

    Marcão não serve pra jogar nessa formação. É muita técnica pra ele. Ele n consegue jogar no meio desses caras. Falta inteligência pra ele. Ele só atrapalharia.

    Ae com o jogo ganho. Colocaria ele no segundo tempo pra ganhar a artilharia.

    ResponderExcluir
  2. Independente dos jogadores que começarem, o que dá uma boa esperança de sermos campeões é o fato de termos muitas possibilidades de variações com os mesmos jogadores ou com a troca de apenas um. Teremos que jogar pra cima nesse 1º jogo pra revertermos a vantagem deles e fazermos com que eles tenham que jogar abertos no próximo. Eu acho que o time deles estão jogando direitinho... mas nada de extraordinario. Acredito sim que somos a melhor equipe do Campeonato e podemos calar essa imprensa verde que super valoriza essa mochelandia!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Felipe deve iniciar o jogo como titular, devendo o Marcao entrar no segundo tempo, se o Felipe nao estiver bem.

    ResponderExcluir
  4. Esqueceu do Bob, Léo?

    Time ideal: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Paulo Henrique e Ernandes; Marino, Fernando Bob, Bida e Elias; Felipe e Marcão..

    que bom que vc voltou, Léo. Gosto de suas análises!

    ResponderExcluir