terça-feira, 8 de março de 2011

BEIJO NO ESCUDO, PURA DEMAGOGIA!

M  

O que querem dizer os jogadores de futebol quando fazem um gesto como este durante a comemoração de um gol?
A maioria deles quer dar a entender que ama aquela torcida e, conseqüentemente, o clube que defendem.
E quando resolvem beijar o escudo do clube?
Aí querem dar a entender à torcida que amam o clube e, talvez, também os torcedores.
"Querem dar a entender" é a expressão certa porque se as sombras desses caras falassem, ou se manifestassem de forma independente dos seus projetantes, diriam ou demonstrariam que tudo isto aí não passa de fingimento.
Eles "amam" apenas temporariamente o clube que os contrata, em agradecimento à oportunidade que receberam depois de algum tempo no ostracismo ou em descrédito junto ao seu antigo "amor". Sim, porque é mais do que comum, hoje em dia, o beijo em escudo de clube e outras adulações, como se o grande amor declarado num momento de satisfação pessoal, fosse eterno.
Tem jogador brasileiro por aí que já beijou os escudos de mais de uma dezena de clubes. Os torcedores, cegos de paixão pelo seu time, na hora do gol, veem no beijoqueiro de ocasião um herói digno da imortalidade.
Se eu tivesse que dar um conselho a esses beijoqueiros de escudos que se dizem profissionais de futebol, diria a eles que parassem de fazer esses gestos, pois a camisa e o próprio escudo dos clubes são sagrados para os seus torcedores, e quem beija ou venera esses símbolos sagrados num momento, compromete-se para sempre a amá-los de verdade, e esse não é o caso dos profissionais de futebol que vivem mudando de clube, de cidade e de país. Eles que "amaram" todas as torcidas e todos clubes por onde passaram, na verdade, salvo honrosas exceções, só amam (sem as aspas e no tempo Presente) o dinheiro, a si próprios e às suas famílias, como não poderia deixar de ser.
Quem deve amar o clube é o torcedor, a quem é dado o direito divino de beijar camisa e escudo. Justifica-se, por outro lado, o beijo na camisa ou no escudo e os gestos explícitos de amor dirigidos a clube e torcida se o jogador, no seu íntimo, é, de verdade, torcedor daquele determinado clube. O resto é propaganda enganosa.

5 comentários:

  1. ISSU PRA MIM É A PURA FALTA DE AMOR AO CLUBE.......


    BEIJA O ESCUDO PENSANDO NO BORSO!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. E pensar que há pouco tempo atrás tinha jogador que beijava escudo do Dragão, dizia que ia encerrar a carreira aqui, depois disse que aqui não servia mais e queria sair, fugiu do clássico e está em outro clube...

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu beijo direto o escudo do Dragão rs...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. "e quem beija ou venera esses símbolos sagrados num momento, compromete-se para sempre a amá-los de verdade" verdade plena...

    o dragão teve um belo exemplo de propaganda enganosa esse ano, bom q já mudou pro chará

    ResponderExcluir