domingo, 3 de abril de 2011

PC Gusmão confirmado no Atlético GO . Time na retranca?

Por Leo Caetano

Pc Gusmão foi confirmado pela diretoria atleticana como novo técnico do Dragão. PC não é um técnico vencedor de títulos. Passou por 14 clubes e em três deles já trabalhou duas vezes (O Dragão será o quarto time que ele trabalha pela segunda vez). Conquistou dois títulos mineiros pelo Cruzeiro e um goiano pelo Itumbiara. Além destes 3 títulos tem um acesso a série A com o Ceará (junto com o Dragão, em 2009). Em 10 anos de profissão são apenas 3 títulos, todos em estaduais. Por outro lado, nosso objetivo principal é o título estadual, título que ele já tem no currículo, e no brasileiro o objetivo ainda não é o título.

Em sua passagem pelo Dragão, ele assumiu porque Mauro Fernandes pediu demissão, durante o Goiano de 2009. Após assumir, fizemos 14 jogos, sendo 10 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Com a ajuda de Vinícius Tôndolo, descobri que foi a melhor aproveitamento dos últimos anos de todos os jogos dos técnicos que passaram pelo Dragão, com 74% de aproveitamento (está certo que este aproveitamento foi no campeonato goiano apenas e das três derrotas, duas foram para o Goiás, o que nos tirou o título daquele ano). Isso mostra que um bom desempenho no Goiano não garante emprego no Dragão, mesmo porque, se contarmos apenas o Campeonato Goiano, René Simões tem 80% de aproveitamento (recorde do campeonato nos últimos tempos). PC foi demitido por alguns motivos, entre eles por ter escalado o time com três zagueiros (podia perder o último jogo com 1 gol de diferença) e insistiu no jogador Francismar, naquela época jogador de confiança do treinador, mas que não jogou bem.

Lembro que depois da decisão, não gostei da atitude da diretoria em demitir o Treinador, exatamente por não dar tempo aos treinadores e demití-los no PRIMEIRO resultado ruim. A história foi idêntica com René. Todos sabem que nós do BDD apoiávamos René Simões e não queríamos sua demissão. Ouvindo as argumentações da diretoria, percebi que o principal problema detectado foi que os jogadores estavam um pouco relaxados. Neste aspecto, PC Gusmão é disciplinador, mas o temperamento “pagador de sapo” dele pode se voltar contra o time. O Vasco da Gama não jogava nada no início desse ano, o que pareceu uma atitude proposital dos jogadores para demitir o técnico “chato”. Esta situação é muito complexa e difícil de achar o equlíbrio. Espero que PC encontre este equilíbrio, cobrando vergonha na cara dos jogadores e ao mesmo tempo, tendo a confiança e um bom relacionamento com eles.

Interessante notar que enquanto PC Gusmão treinou o Dragão tínhamos um ataque arrasador e das 10 vitórias goleamos em 6. Entretanto, treinando Cerá em 2009 e Vasco em 2010, seus times ficaram marcados por não fazer muitos gols, mas também por tomar poucos. Além disso, seus times empatavam muito. Em 2009, o Ceará foi o time que fez menos gols dos 4 que subiram e só não tomou menos gols que o Vasco. Em 2010, largou o Ceará em segundo lugar na série A, com a melhor defesa do campeonato, mas longe de ser o melhor ataque, ganhando vários jogos por 1x0. O Vasco de 2010 terminou o campeonato em 11º (Ele pegou o time em penúltimo) mas terminou com 16 empates, e um ataque com 43 gols, menos que os 51 marcados pelo Dragão. Isto mostra que o estílo do técnico mudou, que primeiro briga para não tomar gols e depois para fazer gols. È um esquema eficiente, e por muito tempo o técnico ficou invicto no brasileiro do ano passado. Entretanto, a torcida do Dragão não está acostumada a ver o Dragão jogar defensivamente.

Defesa sólida!
Com esse texto pode parecer que estamos contra o PC, mas só estamos analisando os dados e mostrando aos torcedores: Não esperem um time com ataque arrasador com PC no comando. Esperem um treinador de resultados. Isto pode ser ótimo, mas a torcida e a diretoria tem que ter paciência, principalmente com nossa atual defesa. O que é melhor, ter um bom ataque e defesa meia boca ou ótima defesa e ataque menos eficiente? Se ficar tudo 1 x 0 para o Dragão, somos campeões com o pior ataque do campeonato. Espero que PC arrume nossa defesa, e que, assim como o Ceará em 2010, tenhamos uma disparada no início do brasileiro, nos dando certa folga no final. Que o PC seja o próximo técnico a ser lembrado por um grande feito no Dragão!!! 

6 comentários:

  1. MAS UM CORNETEIRO DE PLANTÃO.

    QUALQUER UM QUE VIER SERÁ SEMPRE CORNETADO PELA TORCIDA.

    QUE AO INVÉS DE BUSCAR QUALIDADES, VÃO ATYRÁS DOS DEFEITOS.

    MUITO COMPLICADO.

    ResponderExcluir
  2. Discordo que busquei apenas defeitos. Apenas quis destacar para a torcida que quer um time pra cima, que PC teve times que atacavam menos, faziam menos gols, mas tinham resultados expressivos; Pedi paciência aos torcedores, que esperam o time no ataque, pois com esse esquema, podemos ter bons resultados. Não sei se será a postuda do time do PC no brasileiro, mas se for e der certo, ótimo. Não é meu esquema preferido, mas esse ano temos que ficar na série A de qq jeito.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, acho realmente que você não leu o texto.

    ResponderExcluir
  4. apartir de agora.... q seja louvado....

    ResponderExcluir
  5. Muito sucesso pro PC e pra Nóixxx! valeu

    ResponderExcluir
  6. Eu sou mais um corneteiro, com muito orgulho. Renê foi tarde e o PC só foi demitido porque tem raízes vascaínas e tem um bando de flamenguistas camuflados no Atlético.
    Com o PC temos a chance de deixar de ser um genérico do Flamengo ou São Paulo. Dragão neles PC.

    ResponderExcluir