terça-feira, 17 de maio de 2011

Análise tática: Atlético-GO 1 X 1 Goiás - Dragão bicampeão...

Por Luciano Queiroz

Como é bom poder encher o peito e gritar: -Bicampeão, bicampeão!!!

Campeonato goiano, final, Goiás e Atlético-GO. Ocasião essa que já aconteceu 3 vezes nos últimos cinco anos. Um clássico de mexer com os nervos. Artur Neto usou a semana para o treinamento normal, não fez nada demais e armou o time semelhante aos dos demais jogos. PC Gusmão preferiu a velha estratégia de treinar com os portões fechados. Treinar com os portões fechados é bom pelo clima de uma decisão, jogadas ensaiadas, treinamentos ostensivos em alguns fundamentos, mas, é ruim para nós torcedores que gostamos de apoiar nosso guerreiros o tempo todo. No final das contas, o treinamento fechado foi bom.

Analisando a partida podemos notar que apesar do treino fechado, não houveram grandes modificações no modo de jogar da equipe. Bida substituiu o Pituca e o Rômulo o Agenor, na minha opinião, os reservas são tão bons ou até melhores que os titulares. Pois bem, voltando a nossa análise, o Atlético-GO foi para o jogo com a formação tática mais usada no Brasil, algumas pessoas chamam de 4-4-2 em losango, mas eu também chamo de 4-3-1-2. O time fica com, dois zagueiros, dois laterais, um volante de marcação (no Brasil conhecido como cabeça de área), dois volantes que alternam na marcação e na ligação para o ataque, um médio armador e dois atacantes. Outros time brasileiros que usam essa formação são o Grêmio e o Santos, já times internacionais tem como exemplo o Milan.

Mas, se a formação tática não mudou? Os jogadores que entraram não são tão diferentes dos titulares? O que foi que mudou no nosso Dragão? É simples, o que mudou foi a garra, disposição, vontade de ganhar e de mostrar que aqui existe um grande time, nossos jogadores deram o máximo de si por nós, pela satisfação de dar muito alegria a nação Atleticana! Como disse o Marcão, principal símbolo da raça rubro-negra, “Se precisar derramar sangue dentro de campo agente derrama”. É isso que nós, torcedores, fieis e apaixonados pelo Dragão queremos.

Essa vontade de ganhar refletiu na partida, o meio de campo ganhou todas. Ramalho não deu espaço para o Robert, marcou muito forte e anulou completamente o Robert. E o Rômulo, foi fantástico. A coisa mais feliz do mundo, foi ver o Rômulo apagar o nome do Felipe Amorim da partida. Como passamos raiva essa semana antes do jogo, todos da mídia diziam, “Ninguem conseguiu marcar o Felipe Amorim”, “ Foi o Felipe Amorim quem fez o Agenor e o Pituca serem expulsos” .

Se isso aqui fosse um videolog, eu iria xingar igual o Felipe Neto: - Felipe Amorim o caralho, bando de filhos da puta pagadores de pau desse time verde, aqui tem Rômulo, Ramalho, Pituca, Agenor, Marcão... só jogador fera, guerreiros!

Escrito não fica tão bom quanto falado, mas eu acho que vocês entenderam.

Passando a raiva, vamos voltar para a nossa análise. Nossos zagueiros, Gílson e Anderson jogaram muito bem, e quando alguém passava do Ramalho e do Rômulo, eles roubavam a bola e saiam jogando. O Feltri pela esquerda jogou bem, marcou o Oziel. O Adriano pela direita, aproveitando o improviso do Marcão (Goiás) na lateral esquerda, balançou a rede ainda no primeiro tempo. O Anailson se movimentou bem, mas a marcação do Amaral foi forte e ele não conseguiu criar grande jogadas, o Felipe jogou bem e aos poucos está melhorando e o Marcão foi muito bem, soube prender a bola e importunar a zaga do Goiás.

O Atlético-GO jogou com a formação 4-3-1-2, o lateral Adriano teve muito espaço para jogar pela direita devido o improviso do Marcão (Goiás) na lateral esquerda. O Goiás jogou 3-5-2, o Oziel apoiou mais o ataque e o Marcão recuou. Rômulo marcou o Felipe Amorim e Ramalho o Robert.
 No decorre do jogo Bida sofreu uma lesão e teve que ser substituido pelo Preto. Enquanto estava em campo, Bida jogou bem, ele será muito importante na série A. E após a substituição, Preto entrou muito bem e fez o restante do jogo muito sólido, uma excelente opção dentro do elenco.

Alcançamos o nosso objetivo inicial, ganhar o goiano. Agora nosso foco é o Campeonato Brasileiro, espero que esse ano não seja tão sofrido como foi ano passado. Acredito em uma classificação para a Sul-Americana.

Comentem e participem, saudações rubro-negras!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário