quinta-feira, 19 de maio de 2011

Que venham os Golias!

Por Leo Caetano

Vai começar!! O campeonato brasileiro se inicia neste fim de semana e a guerra para permanência será enorme. Serão 38 jogos em quase 7 meses nos quais o Dragão enfrentará gigantes como Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Fluminense. Pelos analistas da Placar, onde nem aparecemos na capa, seremos rebaixados. Pelos analistas da Globo, exceto um, seremos rebaixados. Na média, acreditam que seremos o último. Sabe que eu gostei dessas análises. Bem, primeiro porque servirá de incentivo aos jogadores, que foram desacreditados pela imprensa nacional e se esforçarão para mostrar o contrário. Segundo porque o Dragão nunca será o favorito, o que pode aumentar a surpresa.


Placar sem Dragão e Avaí na capa
O Dragão está se reforçando e contratou 6 jogadores em todas as posições e ainda busca 1 lateral, 1 zagueiro e 1 meia. Não está fácil contratar. Ed Carlos, zagueiro dispensado pelo cruzeiro, pediu 90 mil reais de salário. Fora de nossa realidade financeira, pois a maioria não recebe nem 50 mil reais e ainda estamos sem patrocinador master.

Mesmo com a dificuldade de se contatar, acredito que alguns jogadores renderão mais no brasileiro que no Goiano, como Pituca, Ramalho, Bida e Adriano. Nosso meio campo defensivo está muito regular e tem várias boas opções para um campeonato tão longo. O Ataque está afiado com Marcão e Felipe, e ainda com as opções de Juninho e Anselmo. Realmente precisamos de um camisa 10 que resolva, espero que Vitor Jr. e Felipe Brisola mostrem seu potencial. Vitor Jr. mostrou que pode ser um ótimo 10 e ainda contratamos Felipe Brisola, que pode ser uma das revelações do Brasileiro.

Nosso maior problema continua sendo o setor defensivo, Gilson e Anderson fizeram ótima partida na final do goiano, mas precisamos de elenco para 38 partidas. Contando com contusões e suspensões, precisamos de mais zagueiros experientes. As laterais também precisam de reforços, vamos ver os que estão chegando se dão conta do recado.

Acredito que com o PC Gusmão mudamos o jeito de jogar. Agora reforçamos a marcação e vamos aumentar nosso número de empates na competição e perderemos ou ganharemos por diferença pequena. Isso prejudicará nosso critério de desempate, mas acredito que não precisaremos dele. O maior problema será se sairmos bem no início, pois podemos perder o técnico, assim como Ceará comandado por PC ano passado.

Em 2010 os jogadores começaram o ano sem foco no brasileiro e sem acreditar neles mesmos. Até o técnico Geninho não acreditava na equipe e pediu para sair. Esse ano será diferente, e uma das coisas que nos leva a crer nisso foi nosso segundo turno no brasileiro do ano passado, que, com quase o mesmo elenco, contabilzamos 25 pontos e fomos o 11º time, se contarmos apenas esse turno. Isso mostra que o time se acostumou com a série A, e confia mais em seu taco. É verdade que perdemos três bons jogadores (Elias, Robston e Welton Felipe), mas acredito que eles podem ser bem substituídos, e com o novo esquema, espero que faremos em torno de 50 a 55 pontos, o que nos daria ano passado entre o 9º e 11º lugar.

Em relação ao ano passado temos que melhorar nosso desempenho contra os adversários diretos, como Avaí, Coritiba, Atlético PR, Ceará, Figueirense, Bahia, América MG, porque não será fácil fazer 6 pontos em cima do Corinthians e Palmeiras. Temos a nosso favor o fato de não participarmos de nenhuma outra competição, o que pode prejudicar outras equipes.  O Dragão enfrentará gigantes e outros não tão grandes, mas com humildade e muito esforço podemos nos superar e ser o Davi da série A. Então, que venham os Golias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário