domingo, 1 de maio de 2011

Que a Paz prevaleça !

Por Diniz

 No clássico hoje, pelas semi-finais do campeonato Goiano, vimos algo que é para ser esquecido: briga entre jogadores e torcidas organizadas.

Torcida organizada, como todos sabem, tem a fama de abrigarem "marginais", fico triste a ouvir isso, mas ultimamente o que posso fazer contra isso se membros de torcidas organizadas por todo o Brasil em geral não mudam sua postura. Obviamente, como todas instituições, as T.O. tem maçãs podres e maçãs boas, mas a imagem das torcidas refletem seus maus elementos.

 Por outro lado, policiais e a imprensa geralmente colocam toda a culpa das brigas nas torcidas organizadas, aplicando restrições, muitas vezes absurdas.  Como vimos hoje, a briga no estádio Serra Dourada começou dentro de campo por jogadores, o que pode incentivar a briga fora do campo também. Quem são esses que querem provar que são machos e partem pra cima dos outros, companheiros de profissão, sem o mínimo de respeito. Se a educação e profissionalismo não pode ser simplesmente esperada, que a punição a quem participou da briga venha rapidamente, com suspensões e até exclusão destes marginais do futebol (estou falando dos jogadores).

Por outro lado, fora de campo, é difícil colocar a culpa apenas nas torcidas organizadas. Quantas vezes nós não vimos torcedores desrespeitarem outros, mesmo sem ser da torcida organizada?  E se fosse um membro de torcida organizada? Ia apanhar e dar a outra face? Não é isso que propomoss. A culpa de tudo isso é da segurança insuficiente dada pelo poder público. Hoje policiais usaram força onde não era necessário e permitiram que as torcidas se encontrassem fora do estádio. Uma maior organização, com mais policiais deve existir, separando os torcedores (sempre com educação e não com a força), iluminando o estacionamento e com sistema de identificação confiável, retirando dos estádios torcedores que já causaram confusão. Em alguns países o torcedor é obrigado a comparecer na delegacia no horários dos jogos do time, quando participa de alguma confusão. Se ele não comparecer, vai preso.

O mais irônico da história ainda está por vim, como todos sabem vão começar novamente a punição as torcidas e quem vai pagar pela confusão? A torcida do Atlético é claro. Não temos nada haver com o que ocorreu no clássico de hoje mas sofreremos a censura e as punições. Provavelmente, daqui algum tempo, não poderemos nem mesmo ir ao estádio em clássicos (clássicos com torcida única).

Infelizmente não temos a mesma segurança para ir ao estádio que antigamente. Hoje muitas torcidas vão armadas para a guerra, e a polícia não consegue fazer nada para melhorar a situação. Por isso, pedimos a nossa torcida que mostre que é uma torcida de paz. Mostre que respeitamos o direito de cada um escolher seu time. Mostre que ainda podemos ir ao estádio sem medo. Só assim poderemos encher novamente nossos estádios.

Dessa maneira, cara torcida Rubro Negra, aí fica o recado, não deixem o que aconteceu hoje desanimar ninguém, vamos ao estádio e fazer como sempre, sem briga apenas festejar! Vamos nos diferenciar das demais torcidas, vamos levar balões brancos como protesto, vamos levar a festa ao estádio e sem brigas!

#PAZNosEstádios

Nenhum comentário:

Postar um comentário