sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Extinção de uma Espécie

Muitos já escreveram sobre esse tema, mas tentarei dar uma visão local do problema: A extinção do Camisa 10!!! O Dragão, que já contou com Lindomar e Elias, tem dificuldades de encontrar um camisa 10 clássico. Como diz meu colega de BLOG Kadu, Vitor Junior é um meia-atacante. Não é um meia armador... Precisamos de um jogador que consiga (Adaptado do site da revista VIP): 
- Jogar em linhas diagonais, do meio para o ataque
- Finalizar
- Liderar a equipe, ter raça e ser responsável
- Pensar na próxima jogada antes de receber a bola
- Armar jogadas
- Saber a hora de acelerar e de cadenciar o jogo
- Jogar de cabeça erguida
- Bater bem com as duas pernas ou, pelo menos, ser fora de série com uma delas



Me lembre quantos chutes certeiros de fora da área nosso camisa 10 deu. Quantas jogadas foram armadas por ele nesse campeonato. Poucos foram os lances que ele serviu companheiros para fazer o gol (famosa assistência) ou cadenciou o jogo quando vencíamos. Vitor Jr. não é um líder em campo, não chuta muito com perigo, arma poucas jogadas e não consegue cadenciar o jogo. Por outro lado, tem várias características interessantes, como rapidez e habilidade. Aqui não quero dizer que ele não merece ser titular. Não discuto suas qualidades e as vantagens de tê-lo em campo. Apenas digo que Vitor Jr. não é um jogador camisa 10 clássico, como o era o meia Elias.

Agora imagine um jogo sem Vitor jr. Quem colocar em campo para exercer essas funções? Thiaguinho era um 3o homem de meio campo. Também não é meia armador. Sua principal qualidade é abrir bem o jogo usando os laterais. Thiaguinho também bate bem as faltas e atua mais marcando. Mas Thiguinho não jogou bem os últimos jogos. Então me vem a notícia que Bida poderia ser nosso 10. Bida é jogador de força, tem ótima qualidade de passe lateral e chute. Ainda não é nosso 10. Resta o jogador Ernandes, que joga em diagonal para o lado esquerdo e é habilidoso, mas também pouco chuta, ou armas as jogadas. Por fim, ainda temos Anaílson e Brizola que poderiam exercer a função, mas estão machucados e destes, apenas Anaílson tem mais características do meia armador, mas fisicamente não tem mais condições de suportar uma partida inteira.

Mas porque os 10 estão sumindo? Não só no Atlético, mas poucos times tem um camisa 10 clássico em seu elenco. Todos os times procuram o seu 10 ou pelo menos um reserva de qualidade. Muitos analistas apontam os técnicos de categorias de base como culpados, por selecionar mais pessoas que marcam do que que armam. Mas, na verdade, acredito que a preocupação física e a elevação da qualidade dos marcadores tem ajudado a reduzir o aparecimento de novos craques camisas 10. Antigamente os marcadores não estavam tão bem fisicamente, o que dava mais tempo para os craques agirem. Atualmente, a marcação em alto nível tem dificultado o aparecimento desde jovem do craque. Não será fácil reverter esse quadro de formação escassa de jogadores camisa 10 no futebol brasileiro, mas temos que nos preocupar agora para tentar resolver esse problema em 7 a 12 anos.

Um comentário: