quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O calendário brasileiro

Por Luciano Queiroz
em Pitacos do Luciano

Hoje meus pitacos não serão direcionados ao nosso Dragão. Dessa vez vou procurar discutir um assunto no qual o Atlético-Go e todos os clubes brasileiros estão inclusos. O calendário. Como assim? Então, todos sabem atualmente como se organizam os calendários dos clubes brasileiros no decorrer do ano.

De Janeiro até Maio -> Campeonatos estaduais (CE)
De Fevereiro até Junho -> Copa do Brasil (CB)
De Janeiro até Junho -> Copa Libertadores (CL)
De Maio até Dezembro -> Campeonato Brasileiro (CbA)
De Agosto até Dezembro -> Copa Sulamericana (CS)


Calendário das competições brasileiras.
Analisando essas 5 principais competições, podemos ver que há uma grande sobreposição, ou seja, duas ou mais competições acontecem em uma mesma época. No começo do ano as competições que acontecem são os campeonatos estaduais, Copa do Brasil e Copa Libertadores, sendo essas duas últimas excludentes, quem participa de uma não participa da outra.

 A partir de maio inicia o Campeonato Brasileiro, simplesmente a competição mais importante do Brasil, ele termina em dezembro, são 8 meses de duração com um total de 38 jogos. Sendo que ao mesmo tempo que ela, ocorre a Copa Sulamericana.

Com o calendário tão congestionado, inúmeras vezes os clubes têm que optar por uma competição ou outra, e além disso, os times ficam com muitos jogos em um curto espaço de tempo. No domingo tem jogo do Campeonato Brasileiro, na quarta da Copa Sulamericana e fica essa correria, várias e várias viagens e um desgaste muito grande por parte dos jogadores, as vezes resultando em muitas lesões.

Uma vez li no blog do RicaPerrone um post que falava exatamente sobre isso e ele propõe uma coisa que achei interessante e quero discutir aqui no blog. Para resolver esse problema do calendário apertado a melhor coisa a se fazer seria ACABAR com os Campeonatos Estaduais. O Campeonato Brasileiro seria estendido para todo o ano, jogos apenas nos domingos. A Copa do Brasil e a Libertadores seriam no primeiro semestre, jogos na quarta e a Copa Sulamericana no segundo semestre com jogos também nas quartas.

Acredito que seria uma solução boa. Esse sistema é igual o europeu, quem já ouviu falar de Campeonato Estadual na Inglaterra, ou na Espanha? Não existe. E para falar a verdade, temos vários bons argumentos para acabar com os Campeonatos Estaduais e vários outros, também bons para não acabar.

Se pensarmos que vários estados, principalmente os do norte e nordeste, não possuem grandes clubes e os campeonatos ficam com um nível muito ruim. Muitas vezes os times que disputam os estaduais são times amadores ou com pouquíssima organização. Pegando o estado de Goiás como exemplo, os principais times que disputam a série A do Goiano, são Atlético-GO, Goiás e Vila. Os demais, sete, são times pequenos que de vez em quando ganham um titulo ou outro, e muitos desses times só existem durante esses 4 meses de competição. Nossa diretoria já disse, o Campeonato Goiano dá prejuízo ao Atlético e não serve como base para o Brasileiro.

Bem, o texto está ficando grande e vou ficando por aqui. Continuem a discussão, deem motivos bons e ruins de se acabar com os Campeonatos Estaduais. Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário