segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Já Passei de ano, pra que estudar?

Por Leo Caetano,


Como todos vocês, fiquei P*** da vida com mais essa derrota. E gostaria de analisar os meandros das 4 derrotas para discutirmos os motivos e quem são os culpados. Ninguém tem obrigação de ganhar todas, e perder é até normal, mas 4 seguidas é F***. Contra o Internacional faltou pontaria, contra o Bahia, faltou força no chute. Contra Cruzeiro e Atlético/PR faltou marcação e atenção, quando estávamos vencendo.  Acredito que o motivo não é dinheiro. Não acho que os jogadores vão pedir mais dinheiro para fugir do rebaixamento. Então, o que aconteceu?

Digo que esse time é comum, assim como muitos outros disseram. A força do time era o conjunto e a motivação que o time sentia, vitória após vitória, mas chegamos perto do objetivo principal, que era fugir do rebaixamento, e o discurso não mudou! Isso foi muito ruim, pois os jogadores mesmo que inconscientemente pensaram "atingi o objetivo do clube". Isso faz com que haja um relaxamento natural. Quantos de nós não estuda somente o suficiente para passar de ano? Quantos de nós diminui as vendas após atingir a meta da loja? Pra mim, os maiores exemplos desse relaxamento são Bida e Rafael Cruz, que diminuíram seu ritmo. Vitor Jr. apresentou, pra mim, o mesmo futebol do campeonato inteiro, exceto umas 4 partidas. Ou seja, continua sem armar e o Corinthians pode ter feito um péssimo negócio. O maior exemplo da falta de foco na vitória e garra para consegui-la, pra mim foi no jogo contra o Atlético/PR, quando o time tocava a bola de lado e não era objetivo! Aliás, como nosso meio campo toca bola de lado... Várias vezes ontem um jogador deu passe menor que 2 metros de distância, ou seja, passe pra nada! Apesar dos erros na finalização, ainda acredito que o Anselmo é nosso melhor atacante e ainda se esforça, apenas tem dificuldade de finalizar, como mostrado todo o campeonato (foram vários gols feitos perdidos, muitos não fizeram falta, agora fazem!)

Outro fator que contribuiu por diminuir o ritmo é que, devido o  "sucesso" do time, ele foi muito estudado. Os adversários conhecem nosso posicionamento de ataque e defesa, e marcam tudo. Todos sabem que o Atlético vai tentar jogar com os laterais! Ou seja, falta criatividade ao nosso técnico, em trabalhar novas jogadas. Várias vezes vi um buraco na defesa do Bahia, quando o Anselmo sai para pegar a bola fora da área, o zagueiro o acompanha, se os dois atacantes correrem para o mesmo lado (Felipe para ponta e Anselmo para o meio), sempre vai abrir um buraco do outro lado, e ninguém ocupa! Era hora do homem surpresa aparecer, preferencialmente um volante. Acredito que o Marino é o homem ideal para aproveitar esse buraco. Se mais jogadas forem ensaiadas, como: 1- jogadores puxando a marcação e homens surgindo de trás, ou 2- os laterais vão para o fundo, os atacantes puxam a marcação para dentro da área e o lateral cruza para o volante (que geralmente é marcado pelo 10 e não acompanha as jogadas), acredito que podemos surpreender novamente os adversários.

Então, para melhorar, sugiro uma escalação com um meio parecido com o que jogou contra o botafogo, mas sinceramente gostaria de ver Marino como terceiro homem de meio campo. Pena que ele está suspenso. Então, que tal Agenor, Pituca, Bida e Thiaguinho no meio? Foi assim que conseguimos várias vitórias! Thiaguinho ainda bate muito bem escanteios e faltas. Ele esteve mal algumas partidas, mas pode mostrar de novo aquele futebol. Sugiro ainda ensaiar mais jogadas de bola parada, com várias alternativas (cruzar no primeiro pau, para desviar para o segundo, ou cruzar no segundo para devolver no primeiro), além de ensaiar jogadas de ultrapassagem, triangulação, aproveitando o fato do Anselmo sair bastante da área e puxar um zagueiro. 

Então, Bora reagir? Vamos ganhar? Porque, apesar do relaxamento natural, depois dessas 4 derrotas mais uma derrota pode nos colocar em perigo! A sorte do time é que quem está atrás perde muito, e depois de 4 derrotas, deixamos de estar a 10 pontos do z4 para estar a 7 pontos. Mas a vaga para a sulamericana está ameaçada, e se não vencermos logo, ainda podemos cair! Lembro que um dia começamos a campanha Dragão mais 19 pra ir para libertadores, por que víamos raça e disposição no time, duas qualidades que andam meio sumidas, mas os jogadores já mostraram que são capazes, vamos mostrar de novo? Gostaria de lembrar aos jogadores que ainda não passamos de ano e que se não acordarem e começarem a "estudar"de novo, ainda podemos "bombar"! E gostaria de lembrar a comissão técnica que não basta pedir vontade aos jogadores, tem que "estudar matéria nova" e apresentar novas jogadas que os adversários não conhecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário