sábado, 5 de novembro de 2011

Na árdua batalha para recuperar a hegemonia no estado - Porque hoje é Sábado!

Por que hoje é sábado! Como diria Vinícius de Moraes, "Porque hoje é sábado" temos uma participação especialíssima do repórter Vinícius Tôndolo, da rádio 730.  Vinícius Tôndolo é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás e amante da rivalidade. Está na cobertura diária do futebol goiano, principalmente do Dragão Campineiro! Fiquem com mais um excelente texto de um Convidado Especial com letras maiúsculas. 

Por Vinícius Tôndolo,

Olá caros amigos do blog Butecododragão, com imenso prazer eu venho participar com um texto das festividades de um ano deste veículo que tem o compromisso de manter os torcedores mais felizes do Centro-Oeste Brasileiro informados do dia a dia do clube na disputa do Campeonato Goiano, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sul Americana e no próximo passo uma Libertadores.

Vou tentar fugir um pouco do lugar comum de que o Atlético é um clube que vem mantendo a sua base nos últimos seis anos e os jogadores estão bem entrosados. Acho uma visão simplista da revolução que os atleticanos têm realizado no futebol goiano. Quem sabe não estejamos vivendo uma retomada de hegemonia no início do século XXI, ambiente que pertencia ao Atlético e ao Goiânia nas décadas de 1940, 1950 e 1960 e foi perdida para Vila Nova e Goiás nas décadas seguintes.

A permanência na elite do futebol brasileiro foi de forma dolorosa, sofrida, diante de um Barradão lotado, os jogadores do Atlético conseguiram um feito heroico e marcante para a rica história rubronegro. Eu estava de férias na Bahia. Me lembro de acompanhar o jogo pelo rádio e cada cidade que passava via os torcedores tricolores eufóricos fazendo um carnaval fora de época. Aqueles com a cabeça baixa, estáticos, dava para entender que eram os rubro-negros baianos.

Após esta permanência, o clube cresceu ainda mais em vários aspectos. Exceto no lado financeiro em que o time sofreu durante o ano de 2011, as vezes por supervalorização da marca, outras por ocupação com as coisas particulares dos principais dirigentes. O certo que o ACG conseguiu se segurar diante da própria criatividade com promoções e buscas por jogadores de qualidade com pouca reputação nacional.

Com uma filosofia singular no cenário nacional, o departamento médico, departamento de fisioterapia, departamento de fisiologia, departamento físico e nutricionistas trabalham de forma conjunta. O clube passou a trabalhar na prevenção, não na emergência. Dentro de campo, os atletas demonstraram força em todos os jogos e poucos atletas sofreram com lesões musculares. O departamento médico passou praticamente vazio. Com a presença de poucos jogadores ao longo do ano.

Ainda na estrutura, estão remodelando os vestiários. Cada jogador terá a própria foto nos armários. Fotos dos torcedores nas áreas internas e na academia serão colocadas. Construção de piscinas e aquisição de equipamentos estão previstos para 2012. Entre eles o Sybex, um equipamento que acelera o trabalho de reforço muscular que só existe na Universidade de Brasília (UnB) em todo o Centro-Oeste. O objetivo do Atlético é se tornar referência no tratamento de atletas de alto rendimento. Alguns clubes já solicitaram ajuda a diretoria atleticana, entre eles o Figueirense. Eu não teria nenhum medo de dizer que o Atlético tem o melhor departamento médico do futebol goiano. Fato reconhecido por vários treinadores, inclusive o técnico Hélio dos Anjos que vem aproveitando para perder peso, melhorar a coluna e cuidar da saúde.

De olho no grupo para 2012, eu sinto que existe muita preocupação dos torcedores por causa do alto número de jogadores com o contrato encerrando no final desta temporada. Pelo que vejo da movimentação da diretoria, no mínimo, 80% permanecerá no clube. Exceto o meia Vitor Jr e o atacante Anselmo que já possuem propostas (há quem diga pré-contrato assinados) e dificilmente o Atlético conseguirá cobri-las. Eu acredito em um grupo ainda mais forte, mais preparado e mais qualificado para a luta pelo tricampeonato inédito, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul Americana.

Grande abraço a todos e até a próxima nação rubro-negra !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário