segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Futebol e fé ! Você crê ?


Por Diniz ,

  "Futebol e fé ! Você crê ?" é o primeiro assunto a ser debatido na minha nova coluna, "Contradiz o Diniz" onde iremos além de futebol e Atlético, e sempre trazendo uma contradição sobre o assunto em debate.



  Vamos começar falando desta relação, futebol e fé, onde a fé, diga-se de passagem, é o que motiva o torcedor naquelas horas difíceis, é o que move a esperança da torcida, tanto com simpatias para dar sorte e chega até ao ponto de apelar para a religião em certos momentos extremos.

  O que seria de um torcedor, se não levasse consigo a fé, a esperança para cada jogo? O que seria de um jogador desmotivado e desacreditado que dá para se sair bem de frente com um grande obstáculo? Como explicar uma vitória de um time pequeno sobre um time maior em todos os setores? Como explicar resultados milagrosos ou coisas do tipo que só se vê no futebol?
 
 O futebol em si é algo inexplicável, sem lógica, e no entanto imprevisível, dizem que a fé é o combustível do torcedor, do jogador, é o que move a nação, alienando positivamente a alma do guerreiro que canta todo jogo, do jogador que corre o jogo inteiro atrás da bola, corre atrás de resultado no placar, oras já que futebol é tão inexplicável e repleto de surpresas, por que não acreditar que dará certo?



 Há também no futebol, a questão de amuletos e costumes para dá sorte e até promessas para alcançar certo objetivo, não só no futebol é claro mas no nosso cotidiano os mais pessimistas também usufruem da "sorte".

  Na maioria das vezes sempre antes de algum jogo, terá aquela concentração do time no vestiário para rezar, pedir, num ato de fé. Isso é um costume neste mundo futebolístico, como a camisa da sorte, entrar com o pé direito, fazer sinal da cruz ao começo de um jogo, apontar para cima, dentre outros costumes.

 Enfim a fé no futebol caracteriza a motivação daqueles que estão ali envolvidos com o mundo da bola! No Atlético/GO tivemos recentemente a caminhada dos dirigentes e torcedores até Trindade (costume do povo desta região, de caminhar até a cidade de Trindade para agradecer ou pedir algo) o presidente Valdivino de Oliveira que organizou a caminhada para agradecer a boa campanha do rubro negro na temporada de 2011.
 Confira a matéria do Portal 730 :



 Contradizendo o Diniz

  Tudo bem que a fé é símbolo de motivação, não só no futebol mais em tudo, é até válido o costume do torcedor, jogador e pessoas envolvidas ao futebol tomar base da fé como algo motivacionador. Só é inexplicável pessoas sem o mínimo conhecimento sobre religião, abusar da tal para benefícios neste ramo do futebol sem ao menos saberem orar, apenas lembrarem da santidade no momento de aperto. Sem tirar a questão de chacotas relacionando futebol e fé da religião neste caso, as pessoas deveriam tratar de mais seriedade neste mundo de pessoas tão hipócritas.

E para você torcedor, qual sua opinião sobre certo assunto? Possui algum costume para dar sorte? Não deixe de comentar !

Um comentário:

  1. Diniz, se rezar influenciasse no resultado, todo jogo dava empate. Por que os dois times rezam antes de entrar. O que pode influenciar é o jogador acreditar (ter fé) nele mesmo. A confiança ajuda, mas mesmo assim não decide. Além disso, a maior parte das crendices e superstições de dar sorte eram costumes pagãos. Pra mim sorte não existe. Existe competência!

    ResponderExcluir