quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Entra e sai !






Por Diniz ,

  O técnico Hélio dos Anjos ao longo desta temporada vem adotando a famosa tática de rodízio no elenco rubro negro, mudando frequentemente os titulares, o esquema tático e até a posição de alguns jogadores.
  Já estamos para chegar ao segundo turno do campeonato goiano, e o técnico com certeza ainda quebra a cabeça para montar um time titular fixo. O Atlético/GO conhecido pelo toque de bola envolvente, como um time muito entrosado que mantém a base do elenco por algumas temporadas, pode estar sendo prejudicado pelo rodízio.
  O time em algumas partidas demonstrou dificuldades no toque de bola e para sair jogando, errando muitos passes e criando poucas jogadas que levassem perigo ao gol adversário.




 Já se mexeu muito no time nesta temporada, do setor defensivo até o ofensivo onde o técnico Hélio dos Anjos já testou grande parte do elenco rubro negro.
 Começando pelo setor defensivo, com exceção do zagueiro Renato, todos os zagueiros do elenco, já jogaram no time titular onde pode se notar que Leonardo e Gilson farão a dupla titular pondo Paulo Henrique que teve inúmeras chances para se firmar na titularidade, mas não demonstrou futebol necessário, igualmente a Gabriel que devem ficar no banco.  Sendo culpa ou não da tática do rodízio, a zaga rubro negra começou mal o campeonato, tomando muitos gols e batendo muito a cabeça, com zagueiros desentrosados que sempre deixavam espaço para o adversário, mas nas últimas partidas já vem mostrando certa estabilidade e sendo mais blindada impedindo que o adversário chegue a marcar.
  Já pela ala esquerda, pôde se notar no jogo contra o Morrinhos, que o técnico Hélio dos Anjos terá mais problemas para definir quem jogará em tal setor, pois com a estréia de Paulinho recém contratado, que entrou bem no jogo, ele poderá tomar o lugar do meia Ernandes quebra galho do técnico, que está improvisado na lateral.
 Agora onde se nota a grande incógnita no time, é o setor ofensivo, onde todos atacantes do elenco já jogaram nesta temporada e não se sabe quem escalar ! O problema que até os reservas quando entram, estão mostrando muita eficiência como exemplo o artilheiro do time no campeonato, Marcão, na maioria dos jogos se encontra na reserva. O maior problema de dar continuidade na escalação, é que não vemos tal entrosamento, como o atacante William que visilmente apresenta não ter se encaixado no time e em momentos fica perdido dentro de campo.
 O rodízio é arriscado para o técnico, que pode ser criticado ao perder o jogo por ter escalado o time errado.

Contradizendo

 O Atlético/GO este ano disputará muitos campeonatos diferentes e é bom o time se preparar para as competições futuras, de alto nível, sendo assim é considerável a tática de rodízio no time, onde o técnico Hélio dos Anjos pode ainda testar os jogadores e ver onde precisa mudar e no que precisa mudar, ver quem tem futebol para permanecer ou quem pode ser descartado do elenco.
  Seria uma tática do técnico ver o que tem nas mãos e fazer planejamentos para o futuro, visando onde pode chegar com o que tem e também se precisará de reforços para compor elenco. Quanto ao entrosamento e toque de bola, ao longo do campeonato o time adquire, já que o rodízio não é duradouro, serve apenas para ver quem é quem, logo a base do time titular está formada e teremos jogadores mais entrosados e eficazes jogando e jogadores reservas prontos para mostrar serviço ao entrarem no time.

E você acha certo o rodízio ? Qual seria o time titular ideal ?

Um comentário:

  1. Sou a favor do rodizio. Com a condição de que a pratica seja bem explicada para o torcedor.
    A diretoria tambem deve fazer a parte dela e parar com estas declarações desabonadoras ao time, pelo menos na fase de teste.
    Como Helio não sabe cativar a torcida e nossa diretoria é de pavio curto o rodizio está se tornando perigoso.
    Transparencia é tudo!

    ResponderExcluir