quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Hélio dos Anjos: Medroso ou Precavido?


Desde que foi anunciado no Atlético Goianiense, Hélio dos Anjos é dúvida. Dúvida quando chegou (um ex-moché no Dragão), dúvida na hora de escalar, dúvida na hora de definir táticas de jogo... O homem é uma incógnita. Mas afinal, Hélio é medroso ou precavido?
E é essa dúvida que hoje habita a cabeça dos torcedores, porque Hélio dos Volantes, ops, não vou cornetar, mas quais os motivos que o professor tem em demorar ou às vezes não utilizar as três substituições, vamos lá:

Às vezes penso que Hélio seja precavido, guardando sempre pelo menos uma substituição, ele terá garantia no caso de lesão, assim, ele mostra que é um treinador preocupado com seu time, mesmo quando escala quatro volantes (o cara é forte, ele consegue segurar seu maior desejo, o de escalar 10 volantes).


Mas, em 99% das vezes eu vejo Hélio dos Anjos como um cara medroso. Ele tem medo de arriscar suas “fichas”, de mudar sua estratégia de jogo. É fácil perceber que ele troca volante por volante, meia por meia, não altera, só troca as “peças”. É medroso pelo fato de não arriscar. Eu entendo que para ele deve ser difícil, porque se arriscar e der errado a torcida irá culpá-lo, mas, se não arriscar e der errado, vamos culpar do mesmo jeito. Então arrisca Hélio.

Mas para mim, o ápice do medo foi o vergonhoso jogo de domingo. Primeiro ele me entra com o time retrancado, daí já mostra o medo. Eu sou radical, acredito que em clássico, se persistir nessa história de respeito, de precaução acontece o que aconteceu. Tem que escalar um time para fazer gol. Um time que vá para cima, que chute, que balance as redes. Mas, se viu que o Marcão não estava rendendo, se tínhamos Willian e Diogo Campos no banco... Porque não Hélio? Porque não?

Acho que nem se tentar vou conseguir entender a cabeça do querido Hélio dos Volantes... Enquanto isso, eu fico aqui, na arquibancada da vida(ui, ela é poeta), esperando um acerto para aplaudi-lo ou um erro para criticá-lo... Porque afinal, to aqui para isso né. 

7 comentários:

  1. A princípio o time demorou mas se postou bem, neutralizou os moxés, mas depois tinha que ter algo mais. Era hora de decidir a partida, foi ai, que o aprendiz de "feiticeiro" moxé foi mais ousado que Hélio. Poxa, Joilson já estava cansado, fez uma falta desnecessária que originou o gol moxelento e mesmo assim, ele tira o Bida pra colocar Thiaguinho? Enquanto todos esperavam por Diogo. Marcão não foi mal, o esquema foi mau com ele. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. MEDROSO!

    Amigos, alguém sabe quanto que é o ingresso do jogo de hoje?

    ResponderExcluir
  3. Discordo um pouco da Iza, acredito que se tivéssemos entrado com um time mais ofensivo, talvez com o Tiaguinho no lugar do Joílson, não teríamos perdido só de 1, e sim de 2 ou 3. O Goiás estava jogando na retranca e saindo rápido nos contra ataques, a defesa do Goiás funcionou muito bem, tanto que nosso time só tocava a bola para os lados. O que faltou para o Atlético foi objetivo, foi criatividade, nós não criamos oportunidades de gol, poderia ter mais umas 2 horas que jogo que não faríamos um gol. Talvez com o Elias na armação isso melhorasse, mas o Hélio optou por coloca-lo no ataque.

    Eu não acho que ele seja medroso, ele estuda muito os adversários e sabe o que fazer. Ressaltando uma coisa que já disse, com esse mesmo esquema de jogo, ano passado, vencemos o São Paulo e o Botafogo, 4 volantes.

    ResponderExcluir
  4. Anem Luciano, não dá para comparar o goias com São Paulo e Botafogo.

    Na minha opnião a escalação para esse jogo deveria ter sido: Marcio, Cruz, Gabriel,Gilson,Ernandes(falta de opção), Marino,Bida,Pituca=ELIAS=D.CAMPOS=MARCÃO.

    VAIPRACIMADELESDRAGÃO!

    ResponderExcluir
  5. E#xperiente com certeza e so aguardar o proximo turno que o time vai estar voando!!!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim a explicação é simples.

    Enderson estudou o Atlético e viu que o Atlético não tem poder ofensivo por cima. Povoou a cabeça da area e cedeu as laterais.

    O Atlético insistiu em cruzar para o Marcão que não ganha uma de cabeça.

    A saída era colocar o William que mesmo sem ritmo tem presença de area e pedir para os alas tentarem jogadas individuais.

    Não foi feita nem uma coisa e nem outra, o resultado foi lógico, nenhuma jogada de perigo!

    ResponderExcluir
  7. Bom assunto, cara Iza, concordo também com parte de alguns dos comentários acima. Como todos fiquei muito chateado com a derrota e não acho que a derrota tenha sido somente pela presença de '4 volantes' ou do esquema 4-5-1 mas sim pela maneira como o time se comportou: como mandou no jogo a maioria do tempo, passou pela cabeça deles que o gol viria naturalmente, era só uma questão de tempo, o que certamente não mais acontecerá neste campeonato. Foi um treinamento muito caro e dolorido porém, já que aconteceu, façamos da laranja uma laranjada.
    Mais uma coisa: a defesa dos moxés espanou as bolas prá onde a cara apontava, o time deles parecia que estava no máximo que conseguem jogar e o Dragão foi muito econômico no jogo. No futuro de quem podemos apostar?
    Provavelmente outra consequência do insucesso será a queima de etapas do time prá chegar mais rápido em outro patamar técnico e físico.

    ResponderExcluir