quinta-feira, 22 de março de 2012

Por que '' O mais querido dos Goianos '' ?



O mais querido de Goiás
Por João Paulo di Medeiros
No ano de 1973 a revista Placar, da editora Abril, criou o concurso “O mais querido do Brasil” espelhado por todo o território nacional na tentativa de descobrir qual era o time de futebol mais popular no Brasil e em cada estado brasileiro. Em cada edição da revista eram distribuídos cupons para os torcedores preencherem os campos com “nome” e “endereço”, além de responder as perguntas “Qual o clube mais querido no Brasil” e “Qual o clube mais querido no meu estado”?

A Placar criou uma espécie de parcerias com jornais de todo o Brasil para que todos os estados fossem contemplados na pesquisa. No caso de Goiás, o jornal escolhido foi “O Popular”, da Organização Jaime Câmara. Assim como ocorriam nas revistas, nos exemplares do jornal eram divulgados cupons a serem preenchidos pelos torcedores. Os participantes da pesquisa deveriam retornar os cupons preenchidos para a sede do jornal ou para afiliados no estado. No dia 7 de agosto seria sorteado um carro da Volkswagen entre todos os torcedores participantes do questionário no país.

Era consenso na época que Vila Nova e Atlético tinham as maiores torcidas do estado, porém, o concurso serviu para acirrar ainda mais a rivalidade entre torcedores dos quatro grandes da capital e também para medir o crescimento de times como o Goiás que acabara de ser bi-campeão. A pesquisa virou mania em Goiânia, como em todo o Brasil, e assim como as discussões acaloradas sobre os confrontos entre Goiás, Vila, Goiânia e Atlético, torcedores goianos vibravam a cada resultado parcial divulgado.

Ao todo foram doze etapas num total de três meses de pesquisa. Se a nível nacional o Flamengo era maioria absoluta desde as primeiras apurações, no estado de Goiás houve várias mudanças entre “o mais querido”. Inicialmente o Vila Nova era o vencedor da disputa, depois foi a vez do Goiás, entretanto a partir da oitava parcial o Atlético assumiu a liderança e não perdeu mais.

Chama a atenção o número de adeptos atleticanos na pesquisa, pois o número alcançado pelo Atlético era mais do que a soma do que foi obtido por Vila Nova e Goiás. Como destaque negativo foi a presença do torcedor do Goiânia que ficou apenas na quinta colocação, prova de que o time já não era mais popular como na década de 50, apesar de ainda ser, naquela época, o principal vencedor de títulos no estado, contando a era amadora.

Votação “O clube mais querido do estado de Goiás”
Posição
Clube
Votos
Atlético
68.125
Goiás
26.737
Vila Nova
25.887
Independente de Goiás
3.919
Goiânia
2.898
Goiatuba
2.085
Itumbiara
326
Anápolis
295
Novo Horizonte
167
10º
Santa Helena
146
11º
Crac
68
12º
América de Morrinhos
59

Dos doze clubes apresentados na pesquisa no estado de Goiás, dois já não existem mais. O Independente Esporte Clube da cidade de Goiás era, na época, o principal clube da região que foi o berço do futebol goiano. O último campeonato estadual da elite disputado por esta equipe foi em 1974 quando terminou na quinta colocação.

Já o décimo segundo colocado, o América de Morrinhos, fundado em 1937, disputou o Campeonato Goiano até o ano de 2004, quando foi rebaixado da segunda para a terceira divisão. Hoje o clube não possui nenhuma atividade profissional no futebol.

fonte : 
http://resenhacronica.blogspot.com

3 comentários:

  1. Nossa que legal, adorei saber disto,

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Gosto muito de ouvir histórias do futebol Goiano

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem !!!
    É sempre MUITO BOM saber o "porque" das coisas.

    ResponderExcluir