terça-feira, 22 de maio de 2012

QUERO MEU TIME DEVOLTA!!!

Por:  Kaduterra

O grande objetivo do futebol é o gol, essa lógica que parece ser simples, nem sempre parece ser a razão de ser de todos técnicos.

Real Madrid  Campeão Europeu de 1960

Antigamente os times jogavam exclusivamente para atacar, os atuais alas, antigamente eram chamados de ponteiros e não tinham a minima obrigação de marcação, ou seja, além dos meias e centro-avantes ainda tinhamos pelo menos mais 2 ponteiros, um de cada lado.

O futebol era vibrante, bonito e só tinha um objetivo, fazer gol!!!

Placares elásticos eram constantes e até por isso Pelé chegou a milésimo tão cedo.


Hoje com a evolução da tecnologia e com e consequente evolução na medicina esportiva, o futebol ficou feio, hoje a força física quase sempre predomina e já não se vê tanto jogadores com grande qualidade técnica.


O camisa 10, passou a ser especie em eminente extinção, o futebol se vê dominado por brutucus e semi-robos que são treinados exclusivamente para não deixar o futebol bonito ou futebol-arte acontecer.

Antes os principais jogadores eram os MEIAS, estes camisas 10, hoje os VOLANTES ditam o ritmo do jogo.

Trazendo isto para nosso querido Atlético, por mágicos anos, vimos nosso time dar espetáculo e chamar a atenção nacional com um futebol vistoso, bonito e principalmente OFENSIVO.

Artur Neto foi o precursor de uma máquina de fazer gols que levou o Atlético a uma subida "NUNCA ANTES VISTA NA HISTÓRIA DESTE PAIS" e o time saiu dos portões fechados a Serie A, a elite.


No entanto, na Serie A o futebol mudou, o time que jogava bonito, resolveu jogar defensivamente, com grande complexo de inferioridade, o time passou a se acovardar frente aos grandes e os meias deram lugar aos volantes.


Os gols antes em razão o geométrica, passaram a razão aritmética.

É claro que os adversários são outros, as dificuldades são maiores, mas, o São Caetano em 2000 e 2001 mostrou que é possível, com um futebol ofensivo, levou um time com poucos recursos financeiros a ter que ser roubado para não levar o título nacional e no ano seguinte a final de uma Libertadores, simplismente, porque não teve medo de arriscar, não teve medo de perder e principalmente não teve medo de acreditar no seu time.

Infelizmente não ocorre o mesmo com os técnicos de nome nacional que treinam o Atlético, Geninho, Hélio e Adilson nunca acreditaram no clube, montam times exclusivamente defensivos, onde o objetivo é só defender, defender e defender.

Estes parecem não entenderem que o regra do Brasileirão privilegia o futebol ofensivo, pois, se um time vencer 1 jogo e perder outros 2, ficará a frente daquele que empatar as 3, devido o 1º critério de desempate ser o número de vitórias.

Não por menos, não são raras as frases do tipo: QUERO MEU ATLÉTICO DEVOLTA!!! Fazendo referencia ao time que não tinha medo dos adversário e muito menos medo de perder.

Adson inteligentemente montou uma comissão técnica permanente, mantendo assim a base de treinamentos e preparações mesmo com a demissão de um técnico.
 Seguindo a mesma linga, sugiro que Adson possa também montar além desta comissão técnica permanente uma FILOSOFIA de jogo permanente para o clube: SER OFENSIVO!!!


Definindo assim o estilo de jogo do clube, não somente o time principal estará condicionado, mas, também as categorias de base, assim, quando a mulecada subir já estará habituada ao estilo de jogo.

Os possiveis reforços seriam analisados por possuirem características desta filosofia e principalmente os técnicos contratados obrigatoriamente teriam este estilo de jogo e este perfil.

Portanto, assim como tivemos um planejamento para chegar onde chegamos, peço aos dirigentes que não deixe nossa principal característica morrer nas mãos de professores pardais, que chegam, inventam, enchem o time de cabeças-de-bagres e depois saem nos deixando um legado, onde mesmo que venha um técnico com um estilo diferente, não seja possivel alterar nem a curto e nem a médio prazo.

Portanto, faço voz aos torcedores que dizem: QUERO MEU TIME DEVOLTA!!!





Um comentário: