terça-feira, 22 de março de 2011

René Simões – o Técnico Profeta

Por Leo Caetano

Hoje vamos escrever sobre nosso técnico René Simões. Ele assumiu o Dragão após a 12ª rodada do Brasileirão 2010, quando tínhamos apenas 8 pontos e amargávamos a última posição. Ele chegou a contra-gosto da família, que o chamou de louco, por assumir uma “barca tão furada”. Mas logo na chegada ele elogiou nossa diretoria, pois esta planejava as ações a longo prazo, o que seria uma característica de poucas equipes.


René no Brasileiro do ano 2010
O time não deu uma grande arrancada, mas de grão em grão, alternando grandes vitórias e derrotas inexplicáveis, saímos da zona de rebaixamento. E René mostrava confiança, tanto na diretoria, quanto em seu trabalho. No jogo contra o Internacional ele profetizou:  “O Atlético é uma equipe que quer crescer, e acredito que muito cedo, e isso é algo para daqui a uns 5 anos, o Atlético Goianiense será campeão brasileiro”. Ele ainda disse: “O torcedor atleticano pode ter certeza de que vamos sair desta situação. Mas será preciso ter um coração bem preparado, porque essa reação vai até dezembro”. No jogo contra o Grêmio, após uma derrota, ele disse: “Vamos até dezembro. Não alterou absolutamente nada. Eu garanto que vamos estar fora da zona de rebaixamento no dia 5 de dezembro. Não sei o Grêmio.”

Não é que deu certo!!! Após um jogo emocionante e um empate em 0x0 com o Vitória da Bahia, ficamos na série A, e mandamos o time Baiano para série B. Pelo menos uma das ‘profecia’ deu certo.

Foto de Leo Caetano - René e sua habilidade
No ano de 2011, René pediu a diretoria para manter a base, e solicitou alguns reforços. Grande parte dos pedidos foram atendidos, e, dos grandes jogadores perdemos apenas Elias e um fujão. Um dos diferenciais do técnico é que ele não fica somente com o trabalho em campo, e todos os dias está na sala do Adson, gastando telefone, como ele diz, para trazer mais reforços. Mesmo com o time ainda sem estrar pronto, estamos sobrando no Campeonato Goiano, apesar de não termos o futebol tão bonito quanto ano passado. Acredito que vamos nos reforçar, e pelo jeito estão de olho em jogadores em todo Brasil.

Com a presença de René, ganhamos notoriedade nacional, um time melhor montado, com esquema tático bem definido. Alguns dizem que ele não sabe mexer na equipe. Na verdade acredido que está faltando boas opções e que elas virão. Nós, torcedores do Dragão, temos que ter paciência, e pensar a longo prazo. A equipe está sendo montada, o dinheiro da TV e de patrocinadores ainda não entrou, e uma ótima equipe será montada. Temos que lembrar que René Simões levou a seleção da Jamaica a sua primeira Copa do Mundo, ganhou medalha de Prata em Olimpíada com a seleção feminina, e foi campeão da série B com o Coritiba. Até hoje a torcida do Coritiba e da Jamaica tem carinho especial por ele, o que pode ser provado pelos seus amigos no Facebook, onde grande parte é Coxa Branca.

René orienta equipe contra CRAC  no Goiano 2011
René é estrategista, ótimo treinador tático, organiza varias jogadas. É um estudioso, traz novas técnicas e conhecimentos (por exemplo, limite de jogos por ano por jogador, o que o fez implantar rodízio de jogadores no Dragão – isso ele diz ter aprendido no congresso anual de técnicos organizados por Parreira). Foi pretendido por várias equipes, inclusive fora do Brasil, mas não quis sair do Dragão. Na ocasião disse que só sai por um projeto melhor. E quem tem projeto melhor? A maioria das equipes não planeja muito o futuro.

René costuma escrever livros sobre seus grandes feitos. Já escreveu sobre a medalha de prata nas olimpíadas e por ter levado o Coritiba de novo a série A. Mas lembro que René ainda tem um sonho: ser Campeão Brasileiro da Série A. Ele acredita que podemos crescer, e em 5 anos sermos campeões. Porque não apostar em longo prazo e ver a sua previsão se concretizar com ele no comando? Espero que a torcida do Dragão comece a pensar melhor suas ações  e que não peçam sua cabeça na primeira sequência de maus resultados. Afinal, precisamos de planejamento, trabalho sério, um grande técnico e aumentar anualmente nossos recursos. Nossa diretoria tem conseguido tudo isso, e quem acredita que podemos ter um técnico melhor que ele? Quase impossível.

Bora Dragão, ser Campeão Brasileiro em 2014, com René no comando! Quem sabe ainda seremos tema de um  livro do Professor René?! Já sugiro até o título: Quando o Dragão conheceu a Fênix – Das cinzas ao topo do Brasil. Ah, eu acredito!

6 comentários:

  1. Bom, preciso realmente acreditar nisso!
    Estamos juntos!!!

    ResponderExcluir
  2. Um homem de palavra. É assim que eu analiso o nosso técnico... Sensato e muito intelectual, soube agir, falar, trabalhar... Devemos muito à ele...

    ResponderExcluir
  3. Renê Simões é o técnico ideal para o Dragão. Torço para que ele se torne o Alex Ferguson do cerrado, ficando no clube por pelo menos mais 20 anos!

    ResponderExcluir
  4. bomm, ando um pouco decepcionada com algumas atitudes dele, mas devo confessar que o seu post me fez pensar e acreditar no trabalho do Rene mais uma vez... entao fica o meu "eu acredito" aqui tb...

    ResponderExcluir
  5. Imagina que lindo ia ser se o dragão fosse campeão brasileiro em pleno ano de copa do mundo no Brasil? Ia ganhar notoriedade INTERNACIONAL!

    ResponderExcluir