sábado, 12 de março de 2011

Torcida em pleno crescimento e mais fiel do estado!

Pessoal, eu fui ao jogo do Dragão em Goianésia e, como escrevi em outro post, cheguei um pouco atrasado. Então procurei nossa torcida, e como a disposição do “estádio” não ajuda, não os encontrei. Dessa maneira, dei a volta e fui ficar na área coberta do “estádio”. Obviamente não tinha lugares e fiquei em pé próximo ao alambrado, o que diminuia minha visão do jogo, mas me deixava mais próximo dos jogadores. E lá neste alambrado, a maioria era de torcedores do Goianésia, mas tive uma grata surpresa. Três deles, convesando comigo, disseram que torciam para o Dragão, mas apenas aquele dia, por jogar contra o time da cidade deles, eles estavam torcendo para o Goianésia. Não foi uma pesquisa, e foi uma manifestação espontânea e independente (eles não estavam juntos e não ouviram o outro dizer). Então, fiquei muito feliz em perceber o crescimento do Dragão também no interior.
Mas não satisfeito, fui buscar informações que mostrassem esse crescimento. Infelizmente não temos muitas pesquisas disponíveis e todas são antigas, mas interpretando bem os dados, podemos dizer que o Dragão tem a torcida que mais cresce no estado.
Todas as pesquisas mostram que somos a terceira torcida em Goiânia, o que já sabemos, mas uma pesquisa realizada pelo SERPES em 2007, ano que nos tornamos pela primeira vez campeões após o ressurgimento, mostra o que estou falando. A pesquisa realizada em janeiro apontava o Dragão com 2,1% da torcida. Após a final do campeonato goiano, tinhamos 8,3, quase quadriplicou, enquanto a torcida das mocinhas reduziu de 46,1 para 32,8 e a dos panetas ficou mais ou menos estável (14,9 para 15,8). Esta alta ascenção em apenas 4 meses, na verdade refletiu a euforia do título e uma certa “vergonha” dos verdes.
Em 2009, a Rádio 730 publicou outra pesquisa, com uma melhor metodologia, pois questionou em todas as regiões de Goiânia, estratificando entre sexo e idade. Nesta pesquisa, o Dragão apareceu com 7,3% (ou seja,  dentro da margem de “erro” da pesquisa anterior, apesar das diferentes metodologias) e esse dado não refletia mais o título de 2007, consolidando o crescimento da torcida, se comparada com início de 2007 (2,1%). Se comparada com a primeira pesquisa de 2007 da SERPES, a torcida das mocinhas passou de  46,10% para 39,3%, e a dos panetas de 14,9% para 17,5%. Ou seja, o maior crescimento foi do Dragão, que aumentou mais de 3 vezes sua torcida, enquanto as mocinhas perderam torcedores. Relembramos ainda a dificuldade de comparar as pesquisas, pois a divulgada pela 730 foi estratificada e em várias regiões, com idade mínima para resposta de 16 anos, enquanto a da SERPES foi através de telefonemas e sendo uma resposta por domicílio, incluindo crianças de até 5 anos (não encontrei a metodologia detalhada).
Por outro lado, quando a rádio 730 divulgou sua pesquisa, destacou que a maior parte da torcida do Dragão era composta por pessoas com mais de 50 anos, mostrando que a falta de títulos reduziu a torcida na faixa etária mais nova. Entretanto, destaco que a faixa de 16 a 24 anos tem mais torcedores que a faixa de 25 a 34, mostrando que estamos recuperando torcedores mais novos. Infelizmente, não temos pesquisas mais recentes, que certamente mostrariam nosso crescimento. Mas esse crescimento recente pode ser demonstrado, de certa forma, por nossa média de público, que passou de pouco mais de 5.000 torcedores na série B para quase 8.000 em 2010 na série A (Crescimento de 56%). Obviamente, ter adversários mais fortes aumenta o público, mas quando comparamos o desempenho da torcida “moça”, vemos que apesar de não sermos a maior torcida, somos os mais fiéis (Goiás 2009 -  Média de 11.944, Goiás 2010 – Média 7.968, redução de mais de 43%), pois colocamos quase o mesmo número de torcedores que os mocinhas em 2010. Infelizmente a média de público do Dragão diminuiu no campeonato Goiano, mas os motivos dessa redução serão discutido em outro post. Tenho certeza que no Brasileiro vamos aumentar nossa média em relação ao ano passado. Amanhã, no jogo contra o time verde, vamos mostrar nosso crescimento!!!

ELIAS DE VOLTA????

Agora a pouco Vinícius Tôndolo, reporter da Rádio 730 que cobre o Drgão, informou no twitter que o meia Elias disse que seu contrato acaba em agosto, e está conversando com o Adson, podendo estar de volta em breve. Será que vai se concretizar? Esperamos que sim...

Um comentário:

  1. Eai, desculpe mas vc e o Leo do Pão Kentão?
    Pq se for quero parabeniza-lo pelo grande ATLETICANO q e. E recordar com vc o jogo diante do minaçu pela (deixa quieto) onde 51 fieis ATLETICANOS estavam no serra para aquele jogo q não valia nada pq ja não tinhamos mais chances.
    Me lembro de todos os rostos, agora quando chego no serra e vejo 12.000 e muito emocionante espero q nossa torcida em 5 anos esteja umas 4 vezes maior.
    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir