segunda-feira, 14 de março de 2011

Torneio Integração nacional e RESPEITA AS CORES !

 Foi em 1971 que o Atlético/GO conquistou a Taça do torneio Integração Nacional. O torneio contava com 16 times sendo que 5 deles do estado de Goiás (Atlético/GO, Goiás, Vila Nova, Goiânia e Anápolis).
  O Atlético foi a final com o time da Ponte Preta de Campinas, Interior de São Paulo. No primeiro jogo a Ponte venceu pelo placar de 1x0, já no segundo deu Dragão que venceu por 2x1 e conquistou o título no jogo decisivo, vencendo por 1x0 com gol do craque Luizinho.

 A foto ao lado mostra o time com a faixa de Campeão, são eles, de pé da esquerda para a direita: Zé Geraldo, Raimundinho, Luizinho, Lico, Claudinho, Paguethi, Dádi, Dezoito e Poli. Sentados: Pedro Bala, Beloianes, Nelsão, Vavá, Jota Alves, Marcos Ronaldo, Dida, Tung e Celso.

Clique aqui para ver a tabela completa do Torneio Integração Nacional.

Acreditamos que nossa diretoria poderia dar mais valor a esse título tão importante na história do Atlético/GO que muitos dos torcedores rubro negros ainda desconheçem.

 Quem viveu durante está época, mais precisamente de 66 a 75, foi o ilustre torcedor atléticano RESPEITA AS CORES, como era conhecido. Mecânico, pobre, humilde e nordestino. Apaixonado pelo Dragão, chegou a morar próximo ao Estádio Olímpico e comandava a bateria que animava os jogos do Atlético/GO. Quando a charanga (bateria) não podia comparecer, ele ia sozinho com seus tambores como mostra a foto ao lado, e soltava seu famoso grito: "Respeita as cores, vagabundo".
  Já o Estádio Serra Dourada, por sua grandeza, não permitia que ele extravasasse sua paixão pelo Rubro Negro a todos os ouvidos.
Muito doente foi se afastando dos Estádios, morreu e foi sepultado como indigente. Respeita as Cores foi mais um torcedor ilustre do Dragão como Antônio Accioly dentre outros.

Diniz

3 comentários:

  1. Muito bom o texto, Parabéns Diniz
    Esse titulo deveria sim ser mas reconhecido pela diretoria pois faz parte da historia do dragão
    Já o torcedor '' Respeite as Cores '' pelo que eu escuto falar dele, um torcedor apaixonado pelo dragão que sempre nos devendeu, sem comentarios sobre ele

    ResponderExcluir
  2. Não sabia deste episódio. A diretoria deveria dar valor a certos torcedores do dragão,que tirão da boca para comprar ingressos e assitir ao este time tão amado........

    ResponderExcluir
  3. Respeita as Cores... Quantos jogos animou... Sorriu... Chorou... Cantando o seu hino, que era o nosso hino atleticano:"No futebol de Goiás, Atlético é o que manda mais! Ele é o tal, é o Dragão! Respeita as cores que ele é sempre o campeão". Quem se lembra? Saudosa memória do Respeita. Símbolo de um apaixonado atleticano.

    ResponderExcluir