terça-feira, 3 de maio de 2011

Torcidas Organizadas podem resolver o problema!

Por Leo Caetano

O Tema é recorrente. Já escrevemos aqui sobre isso, mas tenho ainda algumas coisas a dizer, por isso volto ao tema Paz nos Estádios. No início do ano tive a oportunidade de ir ao jogo de basquete nos EUA. O Jogo foi em New Jersey, e se enfrentaram Chicago Bulls e NJ Nets. Quando cheguei a entrada do estádio estranhei que as duas torcidas estavam juntas, na mesma entrada. Apesar disso, nenhum inconveniente aconteceu, todos entraram e saíram, sem qualquer problema.  No dia eu pensei, por que isso acontece? No Brasil somos menos educados? Será que algum dia isso vai acontecer no Brasil? Lembro que o Basquete é um dos esportes mais assistidos nos EUA.

Além desse episódio, muitos tem dito sobre a distância que torcedores europeus ficam do estádio. Lá praticamente não há barreiras a invasão. Por que não há invasões? Somos menos educados? Sinceramente, apesar da educação ser precária no Brasil, não acredito que este seja o problema maior. Na europa torcedores jogam bananas e xingam jogadores de macacos, isso não é educação. Acredito que no Brasil falta é punição. Na europa quem invade uma partida não pode mais entrar no estádio. Os torcedores devem ser identificados na entrada (TODOS), através de ID e foto, sistema que existe em várias empresas. Esse sistema pode ser um banco de dados dos torcedores, aumentando a velocidade da identificação nos próximos jogos. O sistema de câmeras deve ser melhorado, assim quem praticar qualquer irregularidade será facilmente identificado. Quem causar danos tem que ser multado e ficar alguns dias presos (Não precisa ser um ano, obviamente dependendo do crime). Além disso, em dias de jogos os punidos devem se apresentar em delegacias específicas. Por fim, deve ser melhorado a segurança na saída do estádio e nos transportes públicos.

Mas, como isso não será mudado de um dia para outro, como disse nosso amigo butequeiro Diniz, a torcida do Dragão será punida pelo erro das outras torcidas e em breve sofreremos restrições.

É difícil acreditar que 3000 torcedores marginais vão espantar 1.000.000 de pessoas dos estádios. Infelizmente, a maioria que quer paz é punida e não vão ao estádio por medo, enquanto as autoridades não fazem nada, ou quase nada. Gosto de sonhar que um dia teremos um jogo em que o direito de torcer para qualquer time será respeitado.

Por isso tenho uma sugestão: Que as torcidas organizadas mostrem que não são compostas de marginais. Que a TDA e Força Jovem se reúnam, assim como foi em 2007. Que seja em um café da manhã, ou um churrasco. Está na hora de mostrar que as torcidas querem PAZ e não Guerra, ou vocês vão sofrer as principais punições. Ou vocês mudam o comportamento e mostram que respeitam os adversários ou vão ser extintas. Respeitar o Adversário não é abaixar a cabeça e apanhar. Acredito que nas T.O.s existem pessoas de bem, mas existem bandidos violentos. Está na hora de cortar na própria carne. Tirar quem prega violência da torcida, e fazer uma festa de PAZ nos estádios. Só assim vamos lotar o Serra Dourada de novo. Torcidas organizadas, vocês não são os culpados de tudo, mas podem ser a solução! Pensem nisso! O que vocês querem, estádios lotados, festa ou uma guerra onde todos saem perdendo? Vocês tem o poder de decidir. Eu ainda acredito nas pessoas. Café da Manhã Goiás X Atlético GO

Um comentário:

  1. gostei muito da ideia do café da manha goais e acg... otima ideia, bora ai galera da tda tomar a iniciativa.. mudança ja!!! Paz

    ResponderExcluir