sábado, 12 de novembro de 2011

Atlético, meu orgulho!

Hoje é sábado!! E novamente temos convidado especial! Dessa vez convidamos Felipe Furtado, que aceitou e nos mandou como ele tem orgulho do Dragão! Para todos atleticanos Orgulhosos, fiquem com o texto de Felipe Furtado. Felipe Furtado é jornalista, assessor de imprensa do Dragão e segundo seu twitter, apaixonado por futebol!

Por Felipe Furtado,

Saudações, atleticanos e atleticanas!

Fui convidado pelo Buteco do Dragão para escrever sobre o Atlético. Como vocês podem ver, aceitei o convite. Daí, passei a pensar sobre o que iria falar em meu texto. Quando tenho muitas idéias e não sei qual escolher, costumo escrever qualquer coisa que me vem à cabeça até chegar a uma boa idéia. E foi assim que decidi falar do orgulho que sinto do Atlético. Para explicar, não posso deixar de citar um pouco da história recente do clube.

Ainda em 2005, quando o time venceu a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano, estava em meu último ano na faculdade, no curso de Jornalismo e fui ao Estádio Antônio Accioly, fazer uma matéria sobre o ressurgimento do Atlético. Até então, confesso, não tinha muito conhecimento sobre o que se passava com o clube. Sabia muito pouco sobre a história do time, até por que meus interesses sobre futebol, até então, eram mais voltados para fora do Estado, apesar de ser nascido e criado em Goiânia.
Quando cheguei no clube, em um dia de coletivo, em plena quinta-feira à tarde, vi um grupo de torcedores entusiasmados com o ressurgimento do clube. Me lembro de um senhor, que me deu entrevista, chorar ao falar do Atlético. Não me recordo mais o nome dele, mas ele me disse que ver o Dragão de volta era como se um filho muito querido tivesse ido embora e depois de muito tempo sem informações sobre seu paradeiro, voltasse para casa.

Me lembro bem, de como o Atlético de maneira lenta, foi galgando seu espaço novamente. Os meios de comunicação voltaram a dar notícias sobre o clube, os torcedores passaram a ter seu time de volta e isso foi gerando um sentimento indescritível.

Em 2007, ano que ficou marcado na memória dos atleticanos, veio talvez um dos momentos mais importantes da história do clube, em seus 74 anos. Depois de 19 anos de jejum, os atleticanos puderam voltar a gritar que seu time era campeão goiano. E mais, em cima do Goiás, que até então era o todo poderoso, único representante do nosso Estado, na elite do futebol brasileiro. Fiz a cobertura do Atlético durante todo o campeonato pelo Diário da Manhã. Para mim, era  um prazer vir ao Atlético, acompanhar o dia a dia e ver aquele time jogar solto, sempre em busca do gol e fazendo partidas brilhantes. O título, foi mais do que merecido!

E o orgulho que já era grande, só aumentou no ano seguinte, com a conquista da Série C. Ali, o Atlético dava início a sua marcha rumo à elite do futebol Brasileiro. Foi também o ano em que vim trabalhar no clube pela primeira vez. Cheguei no dia 08/08/08 e vi de dentro do clube, o envolvimento de todos para alcançar essa conquista. Ainda hoje, o Atlético é o único clube bicampeão da Série C. Esperamos que fique assim e nunca mais volte a disputar essa divisão do Campeonato Brasileiro, né??

Em 2009, desta vez de fora do clube, mas novamente na cobertura do time pela UCG TV, vi o Dragão chegar ao ponto mais alto do futebol brasileiro. Mais precisamente, no dia 21 de novembro de 2009. Algo que parecia inatingível para um clube emergente, que tinha acabado de ressurgir.
O ano de 2010 começou com mais uma conquista do estadual e terminou com um jogo histórico contra o Vitória, em Salvador. Um 0 a 0 com gosto de goleada. Resultado suficiente para manter o sonho de estar, mesmo com tamanha humildade e dificuldade, mais um ano entre os grandes. Voltei ao Dragão justamente nesta reta final do campeonato. Depois do meu retorno, trabalhei nos jogos contra Palmeiras, Avaí, São Paulo e Vitória.

Minha recordação principal foi justamente do último jogo. Me lembro que não podíamos perder de forma alguma. Alguns lances ficaram gravados na memória e acho que nunca vão ser apagados. O Agenor e o Welton Felipe foram pra mim os principais jogadores daquela partida. Raça, determinação e um sentimento de que nada impediria aquele grupo de manter o Atlético na elite do futebol brasileiro transbordavam no Barradão.

No fim do jogo, a emoção era tão grande, que quando vi estava abraçado com os jogadores, os dirigentes, rouco de tanto gritar. Talvez tenha sido para mim o principal motivo de orgulho do Atlético. Guardo aquela partida como um referencial de vontade e garra que os jogadores deveriam ter sempre. Se fosse sempre daquele jeito, dificilmente perderíamos uma partida. Mas, tenho a consciência de que aquele era um caso especial e raro, e que clube nenhum joga todas as partidas daquela forma. O que é até bom, pois acho que ninguém resistiria a tanto sofrimento!

Em 2011, veio o inédito bicampeonato estadual e um Campeonato Brasileiro que por mais que ainda não tenha terminado, já trouxe histórias que ficarão pra sempre guardadas na minha memória. Como a sequência de cinco vitórias consecutivas. A goleada sobre o Flamengo, por 4 a 1, em pleno Engenhão. E o que dizer do empate heróico com o Palmeiras em 1 a 1, mesmo com dois jogadores a menos? E o show de bola diante do São Paulo e do Botafogo? Enfim... Mais um ano brilhante!

Avaliando apenas os resultados e conquistas, qualquer um poderia ser orgulhar. Mas, no meu caso, não é só isso.

Eu vi de perto esse clube se estruturar, com reformas e mais reformas. Não só físicas, mas ideológicas também. Vi um grupo de dirigentes unidos e apaixonados pelo Atlético, que sempre fazem de tudo para ver o sucesso chegar, sem tirar nada do clube, muito pelo contrário. Vi muitas vezes eles colocarem grana do próprio bolso para suprir qualquer dificuldade.

E me orgulho ainda mais, por saber que tudo aqui veio com muito esforço e superação. Ver um clube que tem o orçamento 10 vezes menor do que adversários da mesma competição, fazer partidas brilhantes me causa um orgulho proporcionalmente maior do que o normal. E por tudo que vejo aqui, esse orgulho só tende a aumentar. Tenho certeza que a cada ano, o Atlético vai incomodar ainda mais os grandes e deixar os atleticanos muito mais orgulhosos.

4 comentários:

  1. Parabens ao Felipe Furtado, belissimo depoimente e que emociona a qualquer atleticano, assim como ele eu nao sabia que existia Atlético-Go, fui conhecer somente no ano de 2005 e depois disso passei a gostar desse time, que muitas alegrias me deu, sofri bastante em varios jogos, alguns exemplos:
    Atletico 2x1 Goias na final de 2007,

    Vila Nova 0x4 Atletico - goiano 2008

    Vila 2x3 Atletico pela serie C com o serra totalmente vilanovense e com o primeiro gol do goleiro Marcio

    Vila 2x3 Atletico pela serie B quando o vila arrancou um empate em 2x2 apos estar perdendo de 2x0 e depois o dragao fez o gol aos 48

    Barras 2x1 Atletico quando fomos eliminados da serie C 2007,

    Atlético 1x0 Palmeiras e depois 2x1 nos penaltis na Copa do Brasil 2010

    Vitória 0x0 Atletico serie A do ano passado, quase dei um ataque cardiaco de verdade

    Atlético 1x1 Palmeiras o jogo historico com 2 a menos

    se eu for falar de tantos jogos sofridos ou que me orgulho ficarei aqui o dia todo escrevendo

    mais só nós Atleticanos sabemos o tamanho orgulho de sermos o unico da Elite e representando bem o nosso estado, e nao me contento apenas com isso nao.. assim como disse o tecnico René Simoes no ano passado e o Marcelo Borges da 730, eu acredito que ate 2014 seremos campeoes se Deus quizer.

    ResponderExcluir
  2. O que acho mais bonito em ouvir falar do atlético é exatamente a garra e a superação, tantas dificuldades e tanta luta acabou provocando um colapso entre os "grandes" times da capital onde a panelinha "goiás e vila" acabou e o futebol goiano tomou um rumo da humildade e qualidade...

    Uma coisa que sempre me vem na cabeça quando penso no atlético foi uma frase do Cleber Machado falando do atlético num jogo contra o corinthians... foi algo do tipo "pra quem imaginava um jogo tranquilo, o corinthians tá enfrentando uma muralha... e o atlético tem tirado pontos importantes nesse campeonato dos grandes clubes" e isso é impagável... e mesmo não sendo um torcedor louco pelo atlético, eu tenho um carinho muito especial mesmo pelo clube. Parabéns pela garra e vontade de mostrar como se fazer futebol

    ResponderExcluir
  3. BELO TEXTO MEU FILHO!!! que orgulho de ver como vc se supera a cada dia... PARABÉNSSSSSSS!!!! ESTOU ORGULHOSÍSSIMA DE VC... também tem a quem puxar né??? bjão meu tesouro... Márcia Gomes

    ResponderExcluir
  4. Também vou postar. Texto muito verdadeiro o seu. Seu orgulho pelo Atlético alçou vôos inéditos, porque através de vc ele conquistou a torcida de sua mãe e a minha...tudo por vc....rsrs
    Há muitos anos atrás, quando voltei a morar em Goiânia, por volta de 1995, conheci um torcedor do Atlético, clube que ninguém falava e não tinha notícia na mídia...Esse senhor é conhecido pelo sobrenome "Reis", um empresário muito bem sucedido de Goiânia. Será que ele continua um atleticano e faz parte da diretoria???
    Felipe, meu sobrinho inteligente, sensível e honesto, parabéns por sua assessoria, que vc faz tão bem, em honra do clube que vc abraçou...Um beijão. Tia Lena.

    ResponderExcluir