quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Devaneios de um butequeiro - Diretoria e Marketing 2


Quinta feira passada, no último Palavras ao "Leo", eu jogava palavras ao léu e sugeria formas do Dragão se aproximar de torcedores. Agora vou tentar ajudar o Dragão a vender sua marca e seus patrocínios. Todos perceberam a dificuldade do Dragão vender parte da camisa para patrocinadores. Não sei a metodologia usada, mas pelas entrevistas o próprio presidente negociava os patrocínios, mesmo que exista uma diretoria de Marketing no Dragão. Particularmente nunca vi nenhuma entrevista do Diretor e não conhece seu trabalho no Dragão, não sendo possível avaliar o trabalho pessoal do diretor. Bom, como não temos informações internas de como funcionou a busca de patrocinadores, vamos sugerir uma metodologia. (veja aqui a postagem de quinta passada: http://butecododragao.blogspot.com/2011/11/devaneios-de-um-butequeiro-diretoria-e.html)


O primeiro passo é medir o impacto da marca do DRagão. Será que isso foi feito? A base do estudo é a captação de todas as exposições da marca na TV ou mídias impressas (transmissão de um jogo, entrevistas, fotos em jornais, reprise de lances etc.). A partir dessa ponderação, se mede o impacto de visibilidade das exposições para o público. Depois de medir quantas vezes a camisa do Dragão apareceu nas mídias locais e nacionais, pode-se comparar o valor do anúncio na camisa com anúncio nos mídias. A Camisa do Dragão aparece constantemente nos jornais de impacto nacional, como Fantástico, JN, Jornal da Globo, Globo Esporte. Esse ano tivemos ainda uma mídia positiva, gerada por comentários de Galvão Bueno e Ledio Carmona no Sportv e achei que isso foi pouco utilizado.

Como exemplo de metodologia profissional, a empresa TNS Sports possui uma metodologia internacional de mensuração da exposição de marcas presentes em eventos esportivos. As fontes geradoras de exposições são ponderadas a partir de critérios estabelecidos em um estudo da TNS Sport, que mede o impacto e recall que cada uma delas gera em quem assiste um programa ou lê uma material (infelizmente, as informações de ponderação são patenteadas e não estão disponíveis). Para estabelecer um parâmetro de comparação entre os níveis de exposição do patrocínio e a compra de mídias tradicionais, o instituto utiliza a tabela de preços dos veículos em questão, aplicando os possíveis descontos praticados no mercado. Assim, com esses dados, poderíamos ter mais argumentos e mostrar às empresas o potencial de visibilidade da marca, além de mensurar corretamente o valor dos patrocínios.

Defendo ainda maior independência de nossa diretoria de Marketing, que deve, primeiro realizar o estudo de impacto e depois buscar incansavelmente empresas para anunciar com o Dragão. Existem diversas empresas que anunciam em pequenos times e que podem anunciar no Dragão, como GVT (anuncia no Guarani) e Centauro (anuncia nos juízes). Além disso, podemos buscar concorrentes (por exemplo a Tim anuncia em quase todos os times, enquanto as outras telefonias de celular praticamente não anunciam) e buscar novos espaços na camisa. Lembramos que somos o time que a torcida mais cresce em Goiânia (já somos quase 10% de Goiânia) e temos que mostrar às empresas as vantagens de se associar a esse time vencedor e que cresce a cada dia. Ouvi ainda nosso presidente chorando que marcas goianas estavam patrocinando times de fora e acho que isso só prejudica o time. Vamos mostrar o quanto é bom patrocinar o Dragão, assim, quem sabe, conseguimos patrocínio das grandes empresas goianas, inclusive.

Um comentário:

  1. O desligamento desse pessoal com uma visão mais à frente é de impressionar. Só um exemplo - se não fosse minhas reclamações com as camisetas usadas pelas dançarinas nos intervalos dos jogos, todos elas estariam até amanhã vestindo suas próprias camisetas - ia uma com o patrocinio da LinkNet, outra com a do BMG, aí aparecia uma camisa branca da Gravia. Ou seja, o clube fez no começo do Brasileiro este ano propaganda de graça pra essas empresas, durante o intervalo dos jogos

    ResponderExcluir