Quinta feira passada, no último Palavras ao "Leo", eu jogava palavras ao léu e sugeria formas do Dragão se aproximar de torcedores. Agora vou tentar ajudar o Dragão a vender sua marca e seus patrocínios. Todos perceberam a dificuldade do Dragão vender parte da camisa para patrocinadores. Não sei a metodologia usada, mas pelas entrevistas o próprio presidente negociava os patrocínios, mesmo que exista uma diretoria de Marketing no Dragão. Particularmente nunca vi nenhuma entrevista do Diretor e não conhece seu trabalho no Dragão, não sendo possível avaliar o trabalho pessoal do diretor. Bom, como não temos informações internas de como funcionou a busca de patrocinadores, vamos sugerir uma metodologia. (veja aqui a postagem de quinta passada: http://butecododragao.blogspot.com/2011/11/devaneios-de-um-butequeiro-diretoria-e.html)

Como exemplo de metodologia profissional, a empresa TNS Sports possui uma metodologia internacional de mensuração da exposição de marcas presentes em eventos esportivos. As fontes geradoras de exposições são ponderadas a partir de critérios estabelecidos em um estudo da TNS Sport, que mede o impacto e recall que cada uma delas gera em quem assiste um programa ou lê uma material (infelizmente, as informações de ponderação são patenteadas e não estão disponíveis). Para estabelecer um parâmetro de comparação entre os níveis de exposição do patrocínio e a compra de mídias tradicionais, o instituto utiliza a tabela de preços dos veículos em questão, aplicando os possíveis descontos praticados no mercado. Assim, com esses dados, poderíamos ter mais argumentos e mostrar às empresas o potencial de visibilidade da marca, além de mensurar corretamente o valor dos patrocínios.
Defendo ainda maior independência de nossa diretoria de Marketing, que deve, primeiro realizar o estudo de impacto e depois buscar incansavelmente empresas para anunciar com o Dragão. Existem diversas empresas que anunciam em pequenos times e que podem anunciar no Dragão, como GVT (anuncia no Guarani) e Centauro (anuncia nos juízes). Além disso, podemos buscar concorrentes (por exemplo a Tim anuncia em quase todos os times, enquanto as outras telefonias de celular praticamente não anunciam) e buscar novos espaços na camisa. Lembramos que somos o time que a torcida mais cresce em Goiânia (já somos quase 10% de Goiânia) e temos que mostrar às empresas as vantagens de se associar a esse time vencedor e que cresce a cada dia. Ouvi ainda nosso presidente chorando que marcas goianas estavam patrocinando times de fora e acho que isso só prejudica o time. Vamos mostrar o quanto é bom patrocinar o Dragão, assim, quem sabe, conseguimos patrocínio das grandes empresas goianas, inclusive.
O desligamento desse pessoal com uma visão mais à frente é de impressionar. Só um exemplo - se não fosse minhas reclamações com as camisetas usadas pelas dançarinas nos intervalos dos jogos, todos elas estariam até amanhã vestindo suas próprias camisetas - ia uma com o patrocinio da LinkNet, outra com a do BMG, aí aparecia uma camisa branca da Gravia. Ou seja, o clube fez no começo do Brasileiro este ano propaganda de graça pra essas empresas, durante o intervalo dos jogos
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