quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Devaneios de um butequeiro - Diretoria e Marketing


Por Leo Caetano

Como todos sabem, toda quinta-feira tem palavras ao "Leo", e pra escrever o post de hoje pensei e tentei citar Montesquieu para discutir os três poderes existentes na democracia, fazendo um paralelo aos três homens fortes que existem no Dragão atualmente (Valdivino Oliveira, Adson Batista e Maurício Sampaio), entretanto não consegui muito bem traçar esse perfil (muita viagem). Então, passei a pensar em escrever como a diretoria conseguiu reconstruir o Dragão, que com dificuldades hoje é o único representante goiano na elite do futebol brasileiro. Mas todos já ouviram muito esse discurso, todos sabemos o que foi feito no Dragão e que é quase impossível de se repetir, graças ao empenho dos diretores em conseguir recursos e em conseguir atletas que correspondem. Até o momento tivemos muito sucesso, mas questiono: Podemos melhorar? Então parti para esse rumo... Como melhorar?!

Pode parecer cornetagem, mas antes, queria deixar bem claro que acredito muito nessa diretoria, e sou eternamente grato por me fazerem ver o Dragão na elite, mas temos a ousadia de sugerir novas ações e direções, se é que temos alguma voz que pode ser escutada. O Planejamento sempre foi o forte dessa diretoria, mas, provavelmente por falta de dinheiro, ou tempo, a diretoria não conseguiu investir no marketing do Dragão. Lembro de uma parceria, mas provavelmente aquela só apresentou propostas caras, sem resultados, porque ela sumiu sem deixar rastros. Então, se o problema é dinheiro, sugiro começar com algumas ações menos custosas e que podem gerar um diferencial, aumentar nossa torcida, nossa arrecadação e nossos patrocinadores.

Vamos para as sugestões, algumas são quase loucuras e começo pela mais louca delas:

Quando estava pesquisando sobre a história do Dragão, descobri que o o Técnico do Dragão na década de 50 era dono de um bar (famoso Bar do Fiore) (Quem quiser ver o post dessa história é só clicar aqui http://butecododragao.blogspot.com/2011/10/um-time-um-buteco-e-um-frei-um-frei.html) onde jogadores, diretoria e torcedores se encontravam antes e depois das partidas e pensei: por que não fazer um Buteco do Dragão atualmente? A diretoria faria uma parceria com algum dono de bar, e, uma vez por semana (provavelmente na segunda-feira) alguns jogadores e alguns diretores iriam para esse bar, discutir futebol (no "palco", e torcedores fariam perguntas). Isso aproximaria a torcida, que se sentiria ainda mais participativa, e além disso traria um diferencial em relação as outros times. Não sei se no futebol profissional haveria espaço para isso, mas a Rádio Jornal faz isso muito bem todas as segundas no Zitos Bar (Programa boleiragem).

Uma outra ideia tive quando vi o Divinão viajando com o time para assistir os jogos Corinthians e Avaí. Pensei: por que não estender essa promoção? A ideia é que em todo jogo em Goiânia, os que comprassem  o ingresso antecipado preencheria um cupom e concorreria a viagem com o time. Isso também aproximaria os torcedores e faria com que mais ingressos antecipados fossem vendidos, podendo até aumentar o número de torcedores em casa. Quem não gostaria de acompanhar o Dragão em Salvador inteiramente de graça?

Bem, este post está ficando longo e ainda tenho algumas ideias, que deixarei para os próximos comentários. Sei que são apenas devaneios de um butequeiro, jogando palavras ao léu (hehehe) mas, vai que dá certo?

P.S. Não esqueça da nossa promoção - Acerte a posição do Dragão no Brasileiro e concorra a uma camisa do DRagão oficial e autografada. Clique aqui e dê seu palpite: http://butecododragao.blogspot.com/2011/10/promocao-de-aniversario.html

Um comentário:

  1. Ótimo texto Léo, mas uma vez parabéns. Bom, sou apaixonada em marketing e apaixonada mais ainda em futebol, toda vez que o assunto é a fusão dos dois, principalmente para trazer benefícios ao Atlético, eu sempre comento. Porque sei a importância que manter a imagem de uma empresa sempre na memória das pessoas é importante. E um clube de futebol é uma empresa sim, visa lucro como outra qualquer.

    No dia do programa "Tabelando com André Isac", no qual o Mauricio Sampaio participou, eu enviei a pergunta, se o Atlético pensava em iniciar um plano de marketing e ele disse que a principio não. Agora me diz, como que um time, bem conceituado em nossa região e que a cada dia aumenta seu prestigio nacional, pode continuar não pensando em marketing...

    É triste, mas nossa diretoria precisa URGENTE começar a pensar no assunto, e nem vai doer tanto assim no bolso Clube não, patrocínio banca isso fácil.

    ResponderExcluir